Em jogo que marcou a estreia do técnico Gennaro Gattuso e com um segundo tempo arrasador, a Itália deu um alento ao seu torcedor nesta sexta-feira, em Bérgamo, ao golear a Estônia por 5 a 0, iniciando uma reação em busca da classificação no Grupo I das Eliminatórias da Europa.
Com um gols de Kean, Retegui (2), Rapadori e Bastoni, o time azul se mantém vivo. O resultado deixa os italianos com seis pontos em três partidas e em terceiro lugar.
Israel, que superou a Moldávia por 4 a 0 nesta rodada, ostenta o segundo posto com nove pontos e um confronto a mais, enquanto a Noruega lidera a chave com 100% de aproveitamento em quatro partidas.
Pela chave D, a França, que fez a sua estreia no torneio, cumpriu o seu papel. O time do técnico Didier Deschamps derrotou a Ucrânia por 2 a 0 e somou seus primeiros três pontos.
Pelo regulamento, os campeões de cada grupo asseguram vaga direta para a Copa do Mundo de 2026. Os 12 segundo colocados vão precisar disputar um playoff a fim de tentar garantir um lugar na competição que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá.
Assim, a Itália, que esteve ausente das duas últimas duas Copas do Mundo, tenta mudar o histórico das últimas eliminatórias para, então, voltar a figurar em um Mundial.
O próximo compromisso dos italianos acontece nesta segunda-feira, quando a Azzurra visita Israel num confronto direto pela segunda posição da chave.
Confira os resultados do dia nas Eliminatórias Europeias:
Grupo B
- Eslovênia 2 x 2 Suécia
- Suíça 4 X 0 Kosovo
Grupo C
- Grécia 5 X 1 Belarus
- Dinamarca 0 X 0 Escócia
Grupo D
- Islândia 5 x 0 Estônia
- Ucrânia 0 x 2 França
Grupo I
- Itália 5 x 0 Estônia
- Moldávia 0 x 4 Israel
Grupo L
- Ilhas Faroe 0 X 1 Croácia
- Montenegro 0 X 2 República Checa