João Fonseca, de apenas 18 anos, fez história ao se tornar o primeiro sul-americano a vencer o Next Gen ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas sub-20 do mundo. O brasileiro superou o americano Leaner Tien, de 19 anos, neste domingo (22), em Jeddah, na Arábia Saudita.
Apesar de um início nervoso e a derrota na primeira parcial, Fonseca conseguiu equilibrar o jogo a partir do segundo set, quando venceu um disputado tie-break. Depois disso, dominou a partida, mostrando agressividade e maturidade. A vitória o coloca ao lado de nomes como o italiano Jannik Sinner e o espanhol Carlos Alcaraz, os únicos outros jogadores a vencerem o torneio com 18 anos.
"Estou muito orgulhoso de mim mesmo. Foi um desafio mental e físico, mas consegui me manter firme e buscar a vitória", afirmou Fonseca, que terminou a competição invicto e faturou R$ 3,2 milhões em premiação.
O carioca encerra uma temporada de ascensão meteórica, atual 145º no ranking mundial, coleciona feitos como o título US Open Juvenil 2023, Challenger de Lexington 2024 e o atual Next Gen ATP Finals 2024. Outros destaques são as quartas de final no Rio Open 2024 e a vitória na chave principal do Masters 1000 de Roma 2024.