Durante o Os Donos da Bola desta quarta-feira (4), Jorge Nicola revelou que a crise no Corinthians, marcada pela invasão de torcedores ao Parque São Jorge, já causa impacto direto nas categorias de base. Segundo o comentarista, a diretoria do clube não conseguiu comparecer ao CT para concluir a renovação de contrato do zagueiro William Magiezi, de 19 anos.
"O contrato dele acabou e ontem estava tudo preparado para assinatura por parte dos dirigentes da renovação. Ninguém da diretoria foi ao CT por conta dessa confusão. A renovação não foi assinada e o menino fez uma postagem nas redes sociais se despedindo do Corinthians", revelou Nicola.
William era titular da equipe sub-20 e vinha sendo considerado promissor internamente. A renovação era dada como certa, mas a ausência dos dirigentes da base, que ficaram concentrados no clube social em meio ao protesto, impediu o acerto. "A menos que exista uma reviravolta, o William não deve mais jogar no Timão", completou Nicola.
Além do caso do zagueiro, Nicola também expôs problemas estruturais na condução da base do Corinthians. De acordo com o jornalista, o clube fez 87 contratações para as categorias sub-17 e sub-20 em apenas um ano e meio. Cerca de 20% desses atletas já foram dispensados. Entre os nomes, há casos curiosos e preocupantes: jogador que era goleiro e foi contratado como lateral, filho de patrocinador sendo incluído no elenco e até atleta que foi dispensado da base sem sequer estrear e meses depois retornou com contrato profissional.
A invasão organizada pelas principais torcidas teve como pauta principal a reforma do estatuto, o direito de voto para sócios Fiel Torcedor, além da responsabilização de dirigentes por dívidas acumuladas em gestões anteriores.