O projeto Londrina Atletismo tem dois atletas convocados para compromissos com a seleção brasileira de atletismo. A londrinense Livia Avancini, do arremesso do peso, e Caio Vinicius Silva, dos 400 metros com barreiras, foram chamados para representar o país no 54º Campeonato Sul-Americano, mesma competição para a qual vai Elias Oliveira dos Santos, dos 400 metros. Ele também foi convocado para o Campeonato Mundial de Revezamentos. Ambos tiveram suas convocações oficializadas pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Para Livia Avancini será o segundo compromisso oficial com a seleção brasileira na atual temporada. Em fevereiro, ela foi ao Sul-Americano Indoor e conquistou a medalha de bronze para o Brasil.
A atleta, que foi aos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, tem mais uma boa oportunidade de somar pontos para o ranking mundial, visando Los Angeles-2028. “É um início de uma temporada com vários compromissos importantes e estou focada em aproveitar para ganhar ritmo e somar pontos para os rankings”, contou a londrinense. A arremessadora do peso é treinada pela técnica Silvana Vieira.
O velocista dos 400 metros Elias Oliveira vai representar o Brasil no Sul-Americano adulto e também no Campeonato Mundial de revezamentos, que será realizado em Guangzhou, na China, entre os dias 10 e 11 de maio.
Um dos grandes nomes dos 400 metros nas categorias sub-18 e sub-20, ele promete muito suor para brilhar na seleção e ser lembrado para futuras convocações. “A gente o quanto é difícil chegar a uma seleção brasileira, e quando a convocação vem temos que estar preparados para fazer nosso melhor. Tenho muito a construir e estou trabalhando forte para isso”, falou o atleta, treinado por Carlos Cavalheiro.
O 54º Campeonato Sul-Americano adulto de atletismo será realizado em Mar Del Plata, na Argentina, entre os dias 25 e 27 de abril.
O Projeto Londrina Atletismo conta com incentivo da Copel e Governo do Paraná, através do programa Proesporte, e tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe) da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e Instituto Paranaense de Esporte e Cultura (IPEC). Conta ainda com parceria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Unicesumar, Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Ivot Ortopedia, Ômega Diagnósticos, Centro do Coração, Nutricionista Bruna Monteiro, Laboratório Oswaldo Cruz Londrina, Raphael Cruz Fisioterapia Esportiva e Academia AS Fitness.