Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Esportes
Brasil

Maratona do Rio termina com recorde de inscrições e vitórias inéditas

Quenianos ocuparam pódio, mas brasileiros alcançaram bons resultados
23 jun 2025 às 09:44
Por: Agência Brasil
Foto: Lucas de Oliveira/Divulgação

Neste domingo, 22 de junho, a 23ª edição da Maratona do Rio chegou ao seu fim. Quatro dias de provas e com um público que fez história. Foram 60 mil inscritos para se aventurarem nos diferentes percursos pela cidade do Rio de Janeiro. Um aumento de 33% em relação à última edição, que contou com 45 mil inscritos. Além disso, o evento contou com uma programação voltada para um verdadeiro festival do esporte, da cultura e de um estilo de vida.

O primeiro dia do evento era destinado à retirada de kits. Então, para os corredores mais ansiosos, a “largada” já era dada no dia 18 de junho. A partir daí, era contagem regressiva! Para quem iniciava nesse mundo, o dia 19 era o mais indicado, com uma prova de 5 quilômetros e que contou com 8 mil corredores. Mas o que vimos ali é que o primeiro dia também foi de aquecimento para corredores mais experientes e apaixonados pelo evento.

O dia 20 de junho, segundo dia de corrida, foi dedicado à distância de 10 mil quilômetros. Foram 12 mil inscritos para esta prova e que viram a colombiana Laura Espinosa ser tricampeã e quebrar o seu próprio recorde, que era de 35 minutos, ao finalizar o percurso em 34 minutos e 32 segundos.

As brasileiras também marcaram presença no pódio com Jenifer do Nascimento, que terminou a prova em 34 minutos e 40 segundos e Larissa Marcelle Moreira Quintino, com 35 minutos e 01 segundo. Já entre os homens, vitória brasileira! O mato-grossense Wendell Jeronimo foi o mais rápido e concluiu a distância em 29 minutos e 22 segundos.  




Recorde


O terceiro dia foi também o que a Maratona do Rio viu o maior número de inscrições: foram 25 mil inscritos para percorrerem os 21 km, que viu a largada acontecer no Leblon, na altura do Jardim de Alah, e a chegada no Aterro do Flamengo, bem pertinho da Marina da Glória. E essa prova foi marcada por uma vitória histórica!

A queniana Winnie Jepkosgei Kimutai precisou de 1h7min50s para vencer a prova e simplesmente estabelecer o melhor tempo feminino em solo brasileiro. O pódio da prova feminina também teve presença brasileira: Franciane dos Santos Moura, que concluiu o percurso em 1h16min34s. Já a prova masculina teve brasileiro liderando por quase todo percurso, mas Fábio Jesus Correia viu o pelotão africano chegar na frente nos metros finais da prova. Com isso, o etíope Bayelign Teshager chegou na linha final em 1h02min50s e Fábio ficou com o 4º lugar. 


E, finalmente, neste domingo, a prova mais esperada e que dá nome ao evento: a Maratona do Rio. Com largada às 5h, os 15 mil corredores inscritos. No masculino, tivemos dobradinha de quenianos, com o atual campeão da Maratona chegando na segunda colocação.

Outras notícias

PSG marca duas vezes no fim, leva decisão com Tottenham aos pênaltis e conquista a Supercopa

CEO da F1 quer mais corridas sprint e propõe mudança no formato; entenda

Brasil é campeão masculino e feminino de punhobol nos Jogos Mundiais


Joshua Kogo venceu com o tempo de 2h14min18s, enquanto Joshpat Kiprotich, que era o atual recordista da prova, chegou logo em seguida, com 2h15min14s de prova. Mas o pódio também teve brasileiro, já que Justino Pedro da Silva, que foi bicampeão da prova (2020 e 2021), chegou em terceiro lugar, totalizando o percurso em 2h19min35s.


Já as mulheres viram a etíope Zinash Debebe Getachew completar os 42 quilômetros em 2h34min58s e chegar em primeiro lugar, seguida da brasileira Amanda Aparecida de Oliveira, que repetiu a boa campanha de 2024 e chegou em segundo lugar ao fechar a prova em 2h39min45s. 



Economia


E não tem como falar de um evento como este sem falar do seu impacto na cidade do Rio de Janeiro. Na edição de 2024, a Maratona do Rio reuniu 45 mil corredores. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto da Fecomércio (IFec RJ), o evento significou um impacto econômico em torno de R$355 milhões, além de gerar mais de 2.800 empregos diretos e indiretos.


Em 2025, os números podem ser ainda mais surpreendentes, já que as provas totalizaram 60 mil inscritos, sendo a maioria, cerca de 85%, de pessoas que residem fora do Rio de Janeiro.  

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

PSG x Tottenham se enfrentam na final da Supercopa da UEFA

Esportes
Imagem de destaque

Fluminense aproveita erros do América de Cali e abre vantagem nas oitavas da Sul-Americana

Esportes

São Paulo faz proposta por meia argentino Cristian Medina, do Estudiantes

Esportes

Rafael defende pênalti e São Paulo garante empate na Libertadores

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Crianças encontradas na BR-369 fugiram de casa para conhecer influenciador, diz PRE

Cidade
Londrina e região

Crianças que fugiram para conhecer influenciador tinham como destino Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Bispo flagrado andando de calcinha e peruca diz que estava fazendo investigação pessoal

Cidade
Londrina e região

Onda de frio registrada no Paraná é uma das mais intensas dos últimos anos

Cidade
Londrina e região

Mulher atropelada ao socorrer vítimas na BR-369 precisa de ajuda durante recuperação

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 25 | Inovação, Saúde e Humanização | Mico Muniz

Podcast Falando de Gestão | EP 23 | Mulheres na Tecnologia | Larissa Souza

Podcast Pod Tah | EP 23 | Paternidade, Adoção e Recomeço | Pablo Fares

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.