O piloto italiano Nicola Lacorte, que disputa a temporada 2025 da Fórmula 3 pela DAMS, vai cumprir uma suspensão na etapa de Spielberg da categoria após sofrer seis punições nas etapas de Monte Carlo (24 e 25 de maio) e Barcelona (31 de maio e 1º de junho).
Segundo o regulamento da F3, qualquer piloto que acumule 12 pontos em penalizações durante o período de 12 meses é obrigado a cumprir suspensão na próxima etapa do calendário. Com as punições, Lacorte acumulou 18 pontos.
Em Mônaco, foram duas punições, com sete pontos. Depois, na Espanha, vieram mais 11 pontos em quatro punições. Confira as punições e os pontos contabilizados por Nicola Lacorte:
Monte Carlo
- Ignorar uma bandeira preta: 5 pontos
- Provocar um acidente: 2 pontos
Barcelona
- Provocar um acidente: 4 pontos
- Excesso de velocidade sob safety car: 3 pontos
- Excesso de velocidade sob safety car: 3 pontos
- Provocar um acidente: 1 ponto
A suspensão foi anunciada pela própria Fórmula 3 e será cumprida na etapa de Spielberg, a ser disputada entre os dias 27 e 29 de junho. A DAMS ainda não anunciou um substituto.
O piloto italiano, que integra a academia da Alpine, ainda não somou pontos na temporada 2025 da F3. Além dele, o time francês conta com Matías Zagazeta, do Peru, e Christian Ho, de Singapura – o primeiro tem seis pontos, enquanto o segundo tem quatro.