Todos os locais
Todos os locais
Esportes
Mundo

Possível troca de Lawson por Tsunoda na Red Bull divide opiniões na Fórmula 1

Neozelandês não pontuou nas duas primeiras etapas de 2025 e pode perder vaga já no GP do Japão
26 mar 2025 às 11:25
Por: Band
Esporte News Mundo

A possível troca de Liam Lawson por Yuki Tsunoda na Red Bull é um rumor crescente na imprensa especializada diante do desempenho do neozelandês no início da temporada 2025 da Fórmula 1. Mas a possibilidade não é unanimidade entre pilotos, ex-pilotos, dirigentes e comentaristas.


No GP da Austrália que abriu a temporada, Lawson foi 18º na qualificação, largou do pitlane e abandonou após um acidente. Depois, no GP da China, foi 14º na corrida sprint e 12º na corrida principal – na segunda prova, chegou em 15º lugar, mas ganhou posições após punições a três pilotos.


Yuki Tsunoda, por sua vez, foi o 12º colocado no GP da Austrália com a Racing Bulls. No GP da China, somou três pontos com o sexto lugar na corrida sprint e 16º na corrida principal.


Os dois foram os principais candidatos a uma vaga na Red Bull em 2025 após a dispensa de Sergio Pérez no fim de 2024. Tsunoda foi preterido seguiu na Racing Bulls depois que a Red Bull entendeu que Lawson estava no mesmo patamar do japonês, mas como mais potencial a ser explorado.


Com Lawson agora questionado, a imprensa especializada aponta para uma possível volta do neozelandês à Racing Bulls. O nome de Franco Colapinto, no entanto, é cotado na equipe – Helmut Marko, consultor das equipes Red Bull, foi visto nas instalações da Alpine no fim de semana do GP da China.

Outras notícias

Brasileirão: veja qual time investiu mais e qual é o elenco mais valioso

Brasileirão será 1º campeonato de ponta a usar regra dos 8 segundos para goleiros

Leila chama homens de 'histéricos' após fala sobre Palmeiras em Itaquera viralizar


Enquanto a situação não se define, vários nomes de manifestaram – direta ou indiretamente – sobre a possível troca. Confira opiniões:


Indireta de Christian Horner


O chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, não se manifestou publicamente sobre o caso. No entanto, após o GP da China, indicou que o time precisa de pontos com os dois pilotos se quiser brigar pelo Mundial de construtores.


Até aqui, a Red Bull é a terceira colocada do campeonato com 36 pontos, todos de Max Verstappen. No entanto, o próprio dirigente reconhece que os principais problemas da escuderia não estão dentro do cockpit em 2025.


“O campeonato (de construtores) é um pedido muito difícil, e nós precisamos de progresso significativo com o carro para que possamos pelo menos brigar por ele. Você precisa ter dois carros pontuando, o que obviamente foi prejudicial para nós no ano passado”, afirmou Horner, segundo o site da F1.


“Temos que ter dois carros lá (na disputa), e mesmo para disputar o Mundial de pilotos, você precisa que o outro carro participe. É de vital importância para a equipe assegurar que os dois pilotos corram o mais próximo da frente que puderem.”


Verstappen é contra mudança


Max Verstappen também não se manifestou abertamente sobre a possível mudança. Mas de acordo com o jornal holandês De Telegraaf, o tetracampeão prefere a permanência da Liam Lawson como companheiro na Red Bull.


“Pode-se adivinhar o que o próprio Verstappen pensa da decisão da Red Bull de sacrificar Liam Lawson após apenas duas corridas em favor de Yuki Tsunoda”, escreveu a publicação, segundo a qual o holandês “também discorda da decisão da direção da equipe de intervir tão cedo”.


Giancarlo Minardi vê carro difícil e isenta Lawson


A Racing Bulls estreou na F1 em 2006 como Toro Rosso, após a venda da equipe Minardi ao conglomerado Red Bull GmbH no ano anterior. E para o fundador do time italiano, Giancarlo Minardi, Liam Lawson deve ser mais uma vítima de Max Verstappen dentro da Red Bull.


“A Red Bull tem um problema bem diferente, se é que podemos chamar disso, no sentido de se encontrar mais uma vez correndo apenas com um piloto: Max Verstappen. No entanto, não é possível que quem quer que corra com ele tenha tantas dificuldades”, disse o ex-dirigente no site oficial da Minardi.


Para o italiano, Lawson paga o preço por pilotar um carro que prioriza o estilo de Verstappen. “Provavelmente é um carro particularmente difícil de pilotar, porque é completamente construído ao redor do holandês, que tem um estilo específico de pilotagem que causa problemas aos companheiros. Acho difícil encontrar outra explicação”, acrescentou.


Para Doornbos, Verstappen tem outra prioridade


O holandês Robert Doornbos teve uma breve passagem pela F1, disputando provas pontuais pela Minardi em 2005 e pela própria Red Bull em 2006. E é mais um que acredita que a Red Bull tem problemas maiores do que o ocupante do segundo carro.


“O que a Red Bull também sente é que, se eles também têm muitos problemas com o segundo piloto, e então uma crise administrativa dentro da organização... Será que Pierre Waché (diretor técnico, responsável pelo projeto do RB21) e seu time podem realmente melhorar aquele carro e atacar a McLaren?”, questionou, em declarações ao canal de TV Ziggo Sport.


Para Doornbos, o próprio Verstappen já percebeu que a Red Bull não poderá evoluir após as saídas de nomes como Adrian Newey e Jonathan Wheatley. Por isso, não se preocupa com quem será seu companheiro, priorizando o próprio futuro na F1.


“Acho que Max Verstappen está um tanto relaxado em meio a toda a situação”, aposta. “Eles podem oferecer o que Max quer? Acho que, em sua cabeça, Max já está secretamente dando adeus ao time.”


Ralf Schumacher dá conselho a Tsunoda


Ralf Schumacher, ex-piloto de F1 e atualmente comentarista da Sky Sports na Alemanha, torce para que Yuki Tsunoda recuse um eventual convite para trocar a Racing Bulls pela Red Bull.


“Ainda não está confirmado, mas provavelmente será assim. Dito isso, é inacreditável. Acima de tudo, inacreditável do ponto de vista administrativo. Eu não entendo”, desabafou o alemão, que viu um “caos desnecessário” por parte dos dirigentes.


“Você desestabiliza uma boa equipe como a Racing Bulls, que finalmente está em boa situação com os dois pilotos. E, em minha opinião, você queima Tsunoda, que é melhor (que Lawson), mas não tem chance contra Max”, completou.

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Seleção feminina bate China em 5ª etapa do circuito de rugby sevens

Esportes
Imagem de destaque

FIA assina compromisso da Unesco para combater racismo e misoginia no esporte

Esportes

Dorival Júnior é demitido do comando da Seleção Brasileira

Esportes

Schumacher não fala mais e depende de cuidadores, afirma amigo da família

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Mulher pede para retirar denúncia contra companheiro após ser resgatada pela GM

Cidade
Cascavel e região

Vereador de Cascavel propõe que morador de rua que recusa atendimento perca benefícios

Brasil e mundo
Brasil

Lula rebate críticas às viagens de Janja: "Minha mulher não nasceu para ser dona de casa"

Cidade
Cascavel e região

Aumento da criminalidade em Santa Tereza do Oeste preocupa moradores e autoridades

Cidade
Londrina e região

Morre Acauã: cão do Corpo de Bombeiros é homenageado em despedida emocionante

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 5 | Kely Boaro | Vozes Femininas

Imagem de destaque

Podcast Falando de Gestão | EP 3 | Inteligência Emocional no Trabalho

Imagem de destaque

Podcast Pod Tah | EP 3 | Micheli Pessoto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.