Foram 7.762 dias, ou melhor, 21 anos que a Ferrari não via um piloto com o Cavallino Rampante estampado em seu peito ser campeão mundial na Fórmula 1. Isso até Michael Schumacher conquistar o tricampeonato mundial em 2000, após duas derrotas para a McLaren e Mika Häkkinen em 1998 e 1999.
A Ferrari foi campeã de construtores em 1982, 1983 e 1999, mas em nenhum desses anos o time viu um piloto rosso ser campeão. A última vez que isso aconteceu foi em 1979, quando Jody Scheckter bateu Gilles Villeneuve e levou o caneco para casa com sete pontos de vantagem para o seu companheiro de equipe.
A longa e demorada espera dos tifose acabou no dia 8 de outubro de 2000 com um homem que já estava meio que desacreditado dentro da equipe: Michael Schumacher.
A decisão em Suzuka
Michael Schumacher chegou no Japão com 8 pontos de vantagem para Mika Häkkinen e com diversas possibilidades de ser campeão. Dois titãs em buscas do segundo título mundial e o “Barão Vermelho” com a vantagem sobre o “Finlandês Voador”.
O alemão conquistaria o título caso de vitória vencesse, mesmo com o piloto da McLaren em segundo. Com um segundo lugar, o ferrarista seria campeão se Mika não vencesse. Se terminasse em terceiro, Schumacher levaria o tri Häkkinen ficasse de quinto para trás.
Schumi fez a pole, mas Häkkinen tomou a ponta imediatamente e colocou Schumacher na defensiva. Incapaz de manter sua posição na primeira curva, o alemão só pôde assistir enquanto a McLaren assumia uma liderança.
A corrida não foi uma luta ferrenha entre os dois pilotos e sim um show de estratégia da Ferrari para cima da McLaren. No primeiro pit stop, a Ferrari colocou um pouco mais de gasolina no tanque do alemão, que só foi fazer a segunda parada na volta 40, três depois do finlandês.
Schumacher fez volta rápida, atrás de volta rápida e o “Barão Vermelho” abriu a vantagem necessária para sair na frente do finlandês quando parasse. Schumi administrou a vantagem e na volta 53, venceu sua oitava corrida da temporada e o campeonato de pilotos.
Com isso, se iniciava o caminho de um dos casamentos mais gloriosos e vitoriosos da história da Fórmula 1: Michael Schumacher e Ferrari.