Hugo Calderano fez história no tênis de mesa mundial. No último domingo, 20 de abril de 2025, o brasileiro venceu a Copa do Mundo, disputada em Macau, na China, e se tornou o primeiro atleta de fora da Ásia ou da Europa a conquistar o título. Em entrevista à Band, o atual número 3 do ranking mundial refletiu sobre o feito: “Sei do tamanho do meu feito. Estou há tanto tempo no tênis de mesa e sei que poucas vezes isso acontece, dos chineses perderem uma competição tão grande assim.”
Cria do Fluminense, onde começou a bater bola ainda aos oito anos de idade, Hugo construiu uma trajetória que hoje serve de inspiração. “Eu diria para eles continuarem sempre sonhando alto. Pode parecer clichê, mas quando você acredita, as coisas podem acontecer”, aconselhou, ao lembrar do começo tímido nas quadras de Laranjeiras, ainda sob orientação do técnico Ricardo Lopes, o "Cebola".
O título da Copa do Mundo veio após uma campanha impressionante, derrotando os três primeiros colocados do ranking mundial, entre eles dois chineses e um japonês. Calderano não mira diretamente os Jogos Olímpicos de Paris, mas mantém o foco nas competições do circuito mundial, sempre valorizando o processo. "A jornada, às vezes, é mais gratificante até do que o resultado final", afirmou.
Hoje morando na Alemanha, Hugo segue próximo ao Fluminense e à nova geração do tênis de mesa brasileiro, fortalecendo o esporte que, cada vez mais, acredita que pode produzir novos campeões como ele.