A temporada 2025 da Turismo Nacional vai marcar a estreia de Douglas Mattos no automobilismo, correndo pela equipe Manzini. Aos 37 anos, o piloto de Petrópolis (RJ) é portador de paralisia cerebral, uma condição única no esporte.
“O Douglas é o primeiro piloto do mundo com paralisia cerebral em carro não adaptado”, explicou Roberto Manzini, responsável pela equipe Manzini e pelo centro de pilotagem que leva seu nome. Coube ao dirigente oferecer o curso de pilotagem a Mattos.
“Trabalhamos bastante para o desenvolvimento dele como piloto. Isso incluiu a participação do médico Victor Ramos, da Abramet (Associação Brasileira da Medicina do Tráfego), que orientou o preparador físico dele para os treinos necessários. E deu muito resultado. Ele melhorou bastante sua postura, está respirando melhor, e adquiriu maior controle muscular”, completou.
Douglas Mattos é profissional da área de tecnologia da informação e tem dois filhos. Em 2023, ele trabalhava como analista de suporte de uma multinacional de telecomunicações quando foi acometido por um episódio de burnout.
A resposta para o caso foi começar a pilotar kart para se livrar do estresse pelas condições de trabalho. Douglas pegou gosto pela coisa e disputou o Campeonato Carioca de kart. Após dois anos, vai trocar os karts pelos carros, assumindo o Onix número 71 da equipe Manzini.
A paralisia cerebral afeta a fala, a coordenação motora e a capacidade de locomoção de Douglas Mattos. Ainda assim, o estreante está animado com a temporada, na qual competirá na categoria B e disputará o título entre os novatos.
“Minha expectativa é bem grande. Este será mais um ano de muito aprendizado para eu melhorar minha pilotagem, progredir e conquistar os patrocínios necessários para prosseguir profissionalmente como piloto”, disse Mattos.
Douglas Mattos será treinado por André Bragantini Jr., responsável pelos novatos da equipe Manzini. O time terá cinco carros no grid da Turismo Nacional, sendo um na categoria A e quatro na categoria B. O campeão da categoria principal leva uma vaga no grid de 2026 da Stock Light, enquanto o vice ganha uma vaga na TCR South America.
“Nós estamos bem entusiasmados para a primeira prova. A equipe está muito bem estruturada. O carro é novo, o motor é novo, os pneus são de uma marca diferente da usada no ano passado, e o novo câmbio vai fazer a diferença. Os pilotos poderão ser mais constantes. Todos se prepararam bastante. Então eu acredito que vamos ser bem competitivos”, projetou Roberto Manzini.