A Ferrari número 50 da equipe Ferrari AF Corse foi desclassificada das 24 Horas de Le Mans de 2025 após ser reprovada em testes pós-corrida. A punição foi anunciada nesta terça-feira (17), um dia após a decisão dos comissários.
O carro foi pilotado por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen e chegou na quarta posição. A prova foi vencida por outro trio da AF Corse: Robert Kubica, Phil Hanson e Yifei Ye.
Segundo análise dos comissários, a asa traseira do carro número 50 apresentou uma flexibilização de até 52 mm nos testes após a prova. Segundo a regra, a deformação máxima permitida é de 15 mm.
A análise do carro de Fuoco, Molina e Nielsen também constatou a ausência de quatro parafusos no suporte da asa traseira.
A Ferrari AF Corse reconheceu a ausência dos parafusos, mas alegou que não houve ganho de desempenho. Segundo a fabricante, a ausência de um dos parafusos foi observada por um mecânico durante um pitstop ocorrido após 15h23min de prova, mas nenhuma medida foi tomada justamente porque os dados da telemetria não indicaram impacto no desempenho.
Com a desclassificação, o trio Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens (Jota Cadillac) herdou o quarto lugar na prova. Na classificação da temporada 2025 do WEC, o trio da Ferrari número 50 segue na terceira posição da divisão hypercar, com 57 pontos. A liderança é do carro 51 da equipe, do trio James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi, com 105 pontos.