A bactéria Legionella foi identificada como a causa de um surto de pneumonia bilateral na Argentina. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde do país.
A OMS e a Organização Pan-Americana da Saúde estão investigando o surto e auxiliando as autoridades locais de saúde nas investigações.
O surto já teria provocado quatro mortes. Outras onze infecções estão sendo monitoradas. Os sintomas incluem febre, dores musculares e abdominais, diarreia e falta de ar.
Especialistas de saúde estão analisando a água e os aparelhos de ar-condicionado relacionados aos infectados para identificar uma possível contaminação ou envenenamento.
Primeiros casos
Os casos começaram a aparecer entre os dias 18 e 20 de agosto e se mostram como infecções que atingem dos dois lados do pulmão. Testes realizados anteriormente descartaram Covid, influenza e gripe.
Os relatos estão relacionados com uma clínica médica particular na cidade de San Miguel de Tucumán. Os primeiros doentes diagnosticados foram profissionais de saúde do centro médico.
Das mortes já confirmadas, a mais recente é de uma mulher de 70 anos e que estava internada para operar a vesícula. Ela realizou três operações em um curto espaço de tempo, antes de ser acometida pela doença.
Existe a suspeita que ela seja a paciente zero, mas as investigações epidemiológicas continuam. É preciso saber se a senhora teve contato com as outras vítimas, que trabalham na clínica.