Mundo

Ônibus movido a café começa a circular em Londres

21 nov 2017 às 08:17

Um biocombustível à base de borra de café é a nova fonte de energia dos ônibus de dois andares de Londres. Os testes começaram nesta segunda-feira (20).  O projeto foi desenvolvido pela startup Bio-bean, com investimentos da petrolífera Shell.

“É um excelente exemplo do que pode ser feito quando começamos a reimaginar o desperdício como um recurso inexplorado”, disse o fundador e biológico, Arthur Kay, em um comunicado à imprensa.

A empresa, dedicada à reciclagem de borra de café,  coleta e processa 50 mil toneladas de borra por ano, economizando 6,8 toneladas de emissões de CO2 por cada tonelada reciclada.

Segundo a empresa, cada tonelada é capaz de gerar 200 litros de combustível, o suficiente para que um ônibus londrino possa circular um dia inteiro. O material que sobra ainda pode ser aproveitado para o aquecimento de casas e de edifícios.

Ainda segundo a StartUp, cada tonelada de borra de café reciclada  gera uma economia de 6,8 toneladas de emissões de CO2. “Isso equivale a dirigir de Londres a Pequim — duas vezes”, informa a empresa.

Fonte : Paraná Portal