Mundo

Paraguai: presidente Mário Abdo Benítez fez seu segundo balanço de governo

04 jul 2020 às 12:26

O presidente do Paraguai, Mário Abdo Benítez fez seu segundo balanço de governo desde que assumiu o cargo o primeiro em plena pandemia do novo coronavírus foi um discurso virtual já publicado na página do próprio governo paraguaio nas redes sociais. No discurso o presidente paraguaio citou uma previsão do fundo monetário internacional de que o Paraguai terá a menor queda do PIB (Produto Interno Bruto) em 2020 de 5% e será o de maior recuperação em 2021 isso graças a solidez macroeconômica do país.

A decisão foi tomada no dia 10 de março e segundo o próprio presidente tomou uma decisão política que para alguns pareceu precipitada mas que para eles era fundamental em relação ao futuro do país decretaram estado de emergência sanitária e estabeleceram o isolamento geral preventivo que durou mais de 30 dias no Paraguai até que tivesse alguma flexibilização de toda essa quarentena paraguaia. 

O país foi o primeiro da America do Sul a tomar decisões desta magnitude ou seja de fechar totalmente as fronteiras e também decretaram a quarentena geral. 

Atualmente o Paraguai está com mais de 2.300 Casos confirmados de coronavírus. Quase 20 mortes e mais de 1100 recuperados. Em cidade do leste nos últimos dias houve um surto da doença por conta de infectados na penitenciária da cidade. Cerca de 69 agentes penitenciários se contaminaram e muitos presos também. Um total de mais de 200 pessoas infectadas.