Muito se fala sobre as eleições nos municípios com maiores populações no Paraná. Logicamente, são essas cidades que normalmente movimentam o orçamento do estado e que fazem a roda da economia girar. Mas nem todo local é assim. No Paraná, conforme o último censo divulgado em 2022, seis cidades têm menos de 2 mil habitantes. E não é por conta da baixa população, que as eleições nesses locais passam a ser menos importantes que nos grandes centros. Na verdade, nessas cidades a escolha dos candidatos corretos se tornam tão ou mais essencial que nos municípios mais populosos.
E hoje a nossa pauta está nelas: Nova Aliança do Ivaí, Jardim Olinda, Altamira do Paraná, Santa Inês, Esperança Nova e Miraselva, as seis cidades com menor número de habitantes no Paraná. Afinal, como está o pleito nesses municípios?
Nova Aliança do Ivaí
Conforme o último Censo, datado de 2022, Nova Aliança do Ivaí tinha 1.323 habitantes, sendo a cidade com menos habitantes no estado. Hoje, conforme o Tribunal Superior Eleitoral, a cidade conta com 1.586 eleitores aptos a votar. A situação é estranha, já que o número de eleitores é maior do que o de habitantes, mas isso tem uma explicação: em muitas dessas cidades pequenas, o número tende a ser maior por conta de pessoas que deixam o município em busca de oportunidades em outros locais, mas mantém o título de eleitor por lá, fazendo com que os números sejam diferentes dos apresentados pelo IBGE.
Mas vamos ao pleito: Atualmente Nova Aliança do Ivaí conta com nove cadeiras para o cargo de vereador. A concorrência por lá é baixa, com pouco mais de 2 candidatos por cadeira. No pleito desde ano, apenas 21 pessoas estão na busca por uma das vagas na Câmara de Vereadores do município.
Quanto ao cargo de prefeito, são dois concorrentes: o atual comandante do município, Licinho (PSD), contra Amarilson (PT), que disputou apenas uma eleição ao cargo de vereador do município em 2004.
Jardim Olinda
Em Jardim Olinda, segunda cidade com menor número de habitantes do estado, com 1.343 moradores, o número de eleitores também é maior, mas em uma menor proporção: apenas 20 a mais do que o de moradores conforme os dados cruzados do TSE e do IBGE.
Por lá, são 31 candidatos a vereador, para nove cadeiras na Câmara. Concorrendo ao cargo de prefeito estão: Weverton José (Progressistas), que é atual vice-prefeito municipal e Nelson Rodrigues (União), que é vereador e tenta ascender ao principal cargo do município.
Altamira do Paraná
Altamira do Paraná, terceira cidade com menos habitantes no estado, tem 1.429 moradores e 3.508 eleitores, número mais de duas vezes maior que o de habitantes.
Por lá são 45 candidatos a vereador para nove cadeiras na Câmara Municipal. Quanto ao cargo de prefeito, são dois pretendentes: Branco (PT), atual prefeito e Elza (PSD), que foi prefeita do município entre 2013 e 2020.
Santa Inês
Em Santa Inês, cidade com 1.568 habitantes, são 1.703 eleitores aptos a votar. Na Câmara, são nove cadeiras para vereadores, com apenas 17 concorrentes, ou seja, menos de 2 concorrentes por vaga.
Já para a prefeitura do município, são três candidatos ao cargo: Adenilson Pacheco (PSD), atual vice-prefeito, Cleiton (PT) que foi vereador entre 2005 e 2012 e Cleuzinha (Podemos), que é vereadora desde 2013.
Esperança Nova
Cidade com apenas um candidato a prefeito, Esperança Nova tem 1.633 habitantes e 2.157 eleitores aptos a votar.
Por lá, a situação é semelhante a Santa Inês: nove cadeiras na Câmara de Vereadores e apenas 17 candidatos ao cargo. Concorrência de menos de dois candidatos por vaga na Câmara.
Quanto ao cargo de prefeito, apenas Everton Barbieri (Progressistas), atual prefeito, concorre ao pleito e será eleito.
Uma curiosidade na cidade é que apenas dois partidos têm candidatos a vereança, o que limita o pleito.
Miraselva
Por fim, a última cidade do estado com menos de 2 mil habitantes é Miraselva. Por lá, são 1.786 moradores e 1.851 pessoas aptas a votar.
Por lá, são 38 pessoas concorrendo ao cargo de vereador, com nove cadeiras disponíveis na Câmara.
Quanto ao cargo de prefeito, são dois candidatos: Ferrer (União), que atualmente é vice-prefeito municipal e Eltinho (Republicanos), que foi eleito vereador em 2016 e concorreu ao cargo de prefeito em 2020, perdendo para o atual prefeito Roxinho.