Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Clientes da Sanepar podem fazer leitura do hidrômetro usando aplicativo ou site

27 ago 2025 às 07:30
Por: Portal Tarobá
Foto: Thiago André/Sanepar

Entre os serviços gratuitos que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) oferece a seus clientes está a autoleitura do hidrômetro (o relógio da água) para que o próprio usuário envie os dados para geração da fatura mensal do fornecimento de água tratada e coleta de esgoto. A autoleitura reforça o laço de confiança mútua entre a Sanepar e seus clientes. Também estimula os usuários a fazerem o acompanhamento de seus hábitos de consumo.


Utilizar o serviço é simples: o cliente informa os dados de leitura mensal do hidrômetro pelo site da Sanepar (www.sanepar.com.br) ou pelo aplicativo Sanepar Mobile (plataformas iOS ou Android).


“Ao acompanhar, mês a mês, a variação registrada no hidrômetro, o usuário pode avaliar se está utilizando mais do que o necessário, melhorar seus hábitos de consumo, e evitar desperdícios. Foi um grande passo da Sanepar para estreitar o relacionamento com o cliente”, destaca o diretor-presidente da Companhia, Wilson Bley. Atualmente 1.400 clientes realizam a autoleitura.


ECONOMIA DE RECURSOS AMBIENTAIS – Além de incentivar os clientes a se apropriarem do próprio consumo de água para um uso consciente, a autoleitura também estimula a adesão a outro serviço facilitado: a fatura é gerada no formato digital, o que promove economia na emissão de papel, contribuindo para sustentabilidade ambiental.


Se para um único cliente deixar de receber uma pequena folha de papel pode não fazer muita diferença, para o meio ambiente, é uma economia significativa de recursos naturais. Por mês, a Sanepar emite 3,5 milhões de contas impressas, em 345 municípios. Mais de 90 mil clientes já recebem a fatura virtualmente, sem impressão.

Outras notícias

Sul tem previsão de ciclone extratropical de "altíssimo risco", diz Metsul

Nota Paraná sorteia prêmio de R$ 1 milhão nesta segunda-feira

Paraná inicia vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório 48 horas após receber doses


COMO LER O HIDRÔMETRO – Conhecido popularmente como “relógio da água”, o hidrômetro é o equipamento que faz a apuração do consumo de água. Nele há um contador, com uma sequência de seis números – quatro deles na cor preta e os dois últimos, na cor vermelha. Para a mensuração do consumo mensal, considere apenas os quatro números na cor preta, que medem o volume de água utilizado em metros cúbicos (m³).


Para calcular o consumo mensal basta registrar o valor que aparece no hidrômetro e reduzir da leitura do mês anterior.


COMO E INFORMAR A AUTOLEITURA – Para aderir à Autoleitura, o cidadão acessa o site da empresa ou o aplicativo Sanepar Mobile e busca a opção “autoleitura”, faz o login no sistema e aceita fazer a adesão ao serviço, que é gratuito.


A primeira autoleitura deve ser feita dois dias antes da data prevista para a leitura do próximo mês. Essa informação consta no item “previsão próxima leitura” da sua última conta. Por exemplo: se na sua última fatura a data prevista para a próxima leitura é 20/08/2025, a autoleitura deve ser feita no dia 18/08/2025.


Nesse dia, o cliente deve checar e anotar a sequência de quatro números pretos do contador do hidrômetro.

O próximo passo é acessar o site da Sanepar ou o Sanepar Mobile, buscar a opção “Autoleitura”, fazer o login e preencher o dado anotado do hidrômetro.


O sistema compara os números digitados, fazendo consistência com a média histórica. Havendo divergência, o cliente é questionado se deseja enviar o dado informado mesmo assim, com opção de fazer a correção.


O processo deve se repetir a cada 30 dias. Pelo site, é possível conferir as leituras anteriores. Caso esqueça de lançar o consumo no prazo, a Sanepar realizará a leitura tradicional com o agente de campo que irá até o imóvel.


A Sanepar reforça aos clientes que procurarem o site da Companhia em ferramentas de busca (Google e similares) a não clicarem em links patrocinados. A Sanepar não impulsiona financeiramente seu site em outros sites e plataformas.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Jovem é preso após usar Pix para ameaçar de morte avós de ex no PR

Paraná
Imagem de destaque

IBGE aponta redução da pobreza no Paraná, que tem um dos menores indicadores do País

Paraná

PF deflagra Operação para desarticular grupos responsáveis por fraudes financeiras milionárias

Paraná

PRF apreende grande quantidade de maconha em Palmeira

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Vítima de acidente fatal na BR-369 em Cascavel é identificada

Cidade
Londrina e região

Homem morre após confronto com equipe da Rotam na zona sul de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Casal embriagado invade área isolada após homicídio e acaba preso no Centro de Cascavel

Cidade
Londrina e região

Semana deve ser muito chuvosa e amenizar o calor em Londrina nos próximos dias

Cidade

Vítima de homicídio no centro de Cascavel é identificada

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.