Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Com 786 mil cirurgias eletivas, Paraná alcança recorde de procedimentos em 2025

Foram 786.107 cirurgias realizadas no ano passado, o que representa aumento de 61% em relação a 2022, quando foi criado o programa que reduz fila de espera em todas as regiões do Estado
19 fev 2026 às 17:03
Por: Agência Estadual de Notícias
Gilson Abreu/Arquivo AEN

O Paraná alcançou em 2025 o maior volume já registrado de cirurgias eletivas no sistema público estadual de saúde e consolidou um avanço expressivo na assistência hospitalar. Ao todo, foram 786.107 cirurgias realizadas no ano passado, uma média de 65.500 por mês, 2.183 por dia ou cerca de 100 por hora. É o melhor resultado da série histórica.


O número de 2025 representa aumento de 61% em relação ao de 2022, primeiro ano do programa Opera Paraná, que fechou com 488.441 procedimentos. Em 2023 foram contabilizadas 600.348 cirurgias e em 2024, 697.077.


O Opera Paraná tem elevado de forma contínua o número de procedimentos, estabelecendo um novo padrão de acesso à cirurgia eletiva no Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná. Ele foi criado para reduzir filas e ampliar o acesso a cirurgias de média e alta complexidade em todas as regiões do Estado. É um dos maiores programas do País, com investimento acumulado de R$ 1,3 bilhão.


O recorde alcançado em 2025 reforça a expansão da rede assistencial e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à redução das filas e à ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos no Estado. O numero também é 115,8% maior que o de 10 anos atrás: em 2015 foram 364.260 procedimentos.


“O Paraná mantém um ritmo crescente de cirurgias eletivas depois da pandemia de Covid-19, ampliando o acesso da população a esse atendimento e reduzindo o tempo de espera. O Opera Paraná tornou-se uma política estruturante da saúde pública estadual”, destaca o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Os dados demonstram a ampliação da rede assistencial e a integração entre Estado e municípios para acelerar os atendimentos. Tenho muito orgulho de ver esse projeto transformando realidades em todas as regiões do Paraná”.

Outras notícias

Helicóptero com Beto Preto, Darci Piana e Guto Silva faz pouso forçado no PR

Turista levanta bebê sobre grade de proteção nas Cataratas e causa tensão no PR

PRF apreende mais de 300 kg de agrotóxicos contrabandeados em Guaíra (PR)


O programa reúne hospitais públicos estaduais e municipais, além de unidades privadas contratualizadas, que recebem remuneração complementar para reforço de equipes e ampliação da estrutura assistencial. A estratégia tem como objetivo aumentar a capacidade cirúrgica e reduzir as filas de espera em todas as regiões do Estado. Entre as especialidades com maior demanda estão cirurgia geral, urologia, ortopedia e ginecologia.


Ele passou por várias fases, com aportes constantes para acelerar os procedimentos. É uma estratégia para otimizar o acesso a procedimentos médicos essenciais, visando aprimorar a qualidade do atendimento em saúde no Estado.


Maria Salete Correia, moradora de Nova Esperança do Sudoeste, sofre de artrose há mais de 20 anos. Em 2024, ela realizou uma cirurgia no quadril, no Hospital Regional de Guarapuava, por meio do programa. “Correu tudo bem, hoje estou bem, andando bem. Tenho bastante problema nessa região e com essa nova cirurgia, melhorei muito”, conta.


Para 2026, o Governo do Estado prepara novos aportes para dar continuidade e acelerar o programa, ampliando ainda mais a capacidade cirúrgica e o acesso da população aos procedimentos eletivos. A estratégia prevê a continuidade da integração entre hospitais públicos estaduais e municipais e unidades privadas contratualizadas, além do reforço das equipes e da ampliação da oferta de procedimentos em especialidades de maior demanda. O anúncio do investimento vai acontecer em breve.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Defesa Civil emitiu 134 alertas de eventos severos desde a criação do Cell Broadcast

Paraná
Imagem de destaque

Em menos de uma semana, 26 mil paranaenses se inscrevem na CNH Social

Paraná

Carnaval registra 124 ocorrências de afogamento nas praias do Paraná

Paraná

Tempestades e vendaval de até 100 km/h: Paraná está sob 3 alertas climáticos do Inmet

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Santa Casa de Londrina busca familiares de paciente desconhecido em estado grave

Cidade
Cascavel e região

Imagens mostram discussão e fuga de suspeito após feminicídio em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Suspeito de matar criança, dono de pastelaria já havia sido detido por filmar mulheres em banheiro

Paraná
Paraná

Turista levanta bebê sobre grade de proteção nas Cataratas e causa tensão no PR

Cidade
Londrina e região

Londrina registra o dia mais quente do ano com marca histórica de 35.1°C

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 53 | A Nobreza da Advocacia | Victor Rocha

Podcast do Marcelo Villa | EP 4 | Gestão, Saúde e Bastidores | Felippe Machado

Podcast Falando de Gestão | EP 48 | Reunião de ex-alunos - Lições da gestão estratégica

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.