Paraná

Conta de luz terá aumento médio de 20,5% a partir desta quarta

24 jun 2026 às 12:20

As contas de energia elétrica da Copel Distribuição terão um aumento médio de 20,51% a partir desta quarta-feira (24) em todo o Paraná. O reajuste foi aprovado na véspera pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e faz parte do processo de Revisão Tarifária Periódica da concessionária, que ocorre a cada cinco anos. A medida atinge diretamente cerca de 5,3 milhões de unidades consumidoras atendidas pela companhia no estado.


Para os consumidores residenciais convencionais (classe B1), o aumento autorizado foi fixado em 20%. No grupo geral de baixa tensão — que engloba residências, pequenos comércios, propriedades rurais e sistemas de iluminação pública —, o reajuste médio será de 19,85%.


O impacto será ainda maior para os consumidores conectados em alta tensão, segmento que abrange indústrias, grandes empresas, hospitais e shopping centers. Para essa classe tarifária, a agência reguladora definiu um reajuste médio de 21,87%.


De acordo com a Aneel, a forte correção reflete a variação de custos estruturais, como despesas com a compra de energia, investimentos na transmissão, encargos setoriais e componentes financeiros acumulados de processos anteriores. O índice atual supera significativamente a última revisão periódica da Copel, realizada em 2021, quando a alta média foi de 9,89%. Em 2025, a distribuidora havia aplicado apenas um reajuste anual de 2,02%.


A nova tabela tarifária entra em vigor após passar pelas etapas de consulta e audiência pública, esta última realizada em Curitiba. O processo redefine as metas de qualidade, custos eficientes e a remuneração da distribuidora para o ciclo que se estende pelos próximos cinco anos.

Veja Também