Paraná

Demanda histórica do Litoral, duplicação da PR-412 é autorizada pelo governo

22 dez 2025 às 07:14

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou neste sábado (20) a ordem de serviço para a duplicação da PR-412, no trecho entre Guaratuba, no Litoral do Paraná, e Garuva, na divisa com Santa Catarina. Com investimento previsto de R$ 254,5 milhões, a obra atende a uma demanda histórica da população e marca um novo capítulo para a mobilidade, o turismo e o desenvolvimento econômico da região, além de fortalecer a integração logística entre os dois estados.


O trecho contemplado começa na divisa entre Paraná e Santa Catarina, no acesso a Garuva, e segue até a rotatória de acesso ao Balneário Coroados, no início do perímetro urbano de Guaratuba. Com 12,81 quilômetros de extensão, a rodovia passará por transformação completa, incluindo a substituição da rotatória por um viaduto, o que vai facilitar tanto o tráfego em direção ao estado vizinho quanto a circulação interna no município.


“O trecho do Paraná é muito mais turístico. Nós temos uma grande movimentação de pessoas que moram ou passam o veraneio em Guaratuba, além de estudantes e serviços de saúde. Já o trecho de Garuva é mais logístico, com um volume muito intenso de caminhões por causa do porto de Itapoá", explicou o governador Ratinho Junior.


“Por isso essa obra é estratégica, principalmente para deixar de ser um caos no verão, resolvendo a questão da segurança, trazendo mais conforto e mais agilidade para quem utiliza a rodovia”, avaliou.


PISTA – O projeto prevê a construção de pista paralela à existente, em pavimento asfáltico, além da restauração completa da pista atual. As novas faixas terão 3,6 metros de largura, com acostamentos externos de 2,5 metros. Os dois sentidos da rodovia serão separados por um canteiro central de 2,2 metros. A pista já existente também será alargada para o mesmo padrão da nova, garantindo mais segurança viária e conforto para quem trafega pelo trecho.


A obra foi planejada para reduzir impactos no trânsito durante a execução. Primeiro serão implantadas as novas pistas e, depois que o tráfego for transferido, a pista atual passará por restauração completa. Em pontos onde a faixa de domínio é menor, como nas proximidades do Rio da Praia, o canteiro central será substituído por barreiras de concreto, mantendo os padrões de segurança.


O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, relembrou a história da PR-412 e destacou que a duplicação marca um momento inédito de investimentos no Litoral, com integração total entre Paraná e Santa Catarina.


“Essa rodovia foi aberta em 1950 e pavimentada em 1965. Desde então, nada tinha acontecido de fato. Agora, depois de 75 anos, Guaratuba e Coroados recebem um investimento de mais de R$ 250 milhões, com viaduto, ponte e a duplicação até Garuva. E não para aí: com o acordo com Santa Catarina, essa duplicação segue pela SC-417 até a BR-101. É a união total entre os estados. A obra começa com os projetos nos primeiros meses e entra em execução no segundo semestre, avançando rápido, como aconteceu com a Ponte de Guaratuba”, explicou.