Paraná

Deputado Gugu Bueno defende redução de 45% no IPVA do Paraná a partir de 2026

25 ago 2025 às 20:30

A proposta do Governo do Estado que prevê a redução de 45% na alíquota do IPVA foi defendida nesta segunda-feira na Assembleia Legislativa.


A medida, anunciada na semana passada pelo governador Ratinho Junior, vai reduzir a alíquota de 3,5% para 1,9% a partir de 2026, tornando o Paraná o estado com o IPVA mais barato do Brasil.


O primeiro secretário da ALEP, Gugu Bueno, rebateu críticas à proposta, especialmente sobre possíveis impactos nos municípios. Segundo ele, os benefícios à população e à economia local superam qualquer narrativa negativa.


"Eu entendo que essa história só tem lado positivo. Claro que faz parte do jogo político, que a oposição nesta Casa vai tentar achar o lado negativo nessa história, mas, na verdade, só existe o lado positivo: nosso cidadão paranaense vai pagar o menor IPVA do Brasil.


Nós chegamos a esse momento graças a uma gestão muito eficiente e muito séria, que hoje possibilita abrirmos mão dessa receita, mantendo, acima de tudo, a responsabilidade fiscal do Estado.


A gente sabe que há preocupação com a perda de receita dos nossos municípios, mas o Estado tem a compreensão de que, primeiro, teremos naturalmente um aumento da frota de veículos no Paraná; e segundo, esse dinheiro, o cidadão paranaense não vai guardar no banco ou investir na bolsa de valores — esse dinheiro vai continuar circulando na ponta da economia."