Ibiporã e Rolândia liberaram o retorno de academias e igrejas, seguindo uma série de restrições impostas pelas prefeituras dos dois municípios. Porém essa decisão vai contra o decreto estadual que continua valendo e suspende estas atividades.
Os prefeitos afirmaram que estão levando em conta a situação local das cidades, que, na avaliação deles, têm poucos casos confirmados de coronavírus. Eles também alegaram estarem agindo de acordo com a decisão do STF que reconheceu a competência legal dos estados e municípios para definir estratégias de combate à Covid-19.
Em Ibiporã, a circulação de pessoas em igrejas e academias foi liberada a partir desta segunda-feira (28). No caso das academias, frequentadores devem usar máscaras e evitar atividades que gerem contato físico. Os estabelecimentos devem trabalhar apenas com 50% da capacidade. Para as igrejas, as celebrações podem ser realizadas com os participantes usando máscaras, não pode haver contato físico, e os fiéis precisaram manter o distanciamento mínimo de dois metros.
Em Rolândia, a liberação foi a partir desta segunda-feira (27), e as restrições são praticamente as mesmas. Nas igrejas, as celebrações podem ser feitas com no máximo 50% da capacidade.