O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná (CEDM/PR) está com o processo eleitoral aberto para selecionar suas representantes da sociedade civil para o biênio 2023-2025. A eleição, que visa consolidar os esforços das organizações dedicadas aos direitos femininos, disponibilizará 13 vagas para entidades engajadas em diferentes frentes de atuação em prol das mulheres. As inscrições para o pleito podem ser feitas até 11 de setembro e a eleição ocorrerá no dia 06 de outubro.
De acordo com a diretora da Mulher, da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial, e Pessoa Idosa do Paraná, Mariana Néris, entre os critérios essenciais para se candidatar, as entidades interessadas devem estar alinhadas com os princípios da Política Nacional e Estadual para as Mulheres. “Além disso, é imperativo que tenham mais de dois anos de experiência em mobilização, organização, promoção, defesa ou garantia dos direitos das mulheres. Essa atuação também deve estar consolidada em, pelo menos, dois municípios do Paraná”, afirma.
Quanto à distribuição das vagas, dez delas serão destinadas a entidades focadas na promoção, proteção e defesa dos direitos femininos, abarcando categorias como mulheres rurais, negras, de comunidades tradicionais, da comunidade LBTQIAP+ e da comunidade acadêmica com pesquisas em gênero. As três vagas restantes são destinadas a entidades que defendem os direitos das mulheres trabalhadoras, principalmente aquelas vinculadas a sindicatos e associações profissionais.
Entidades interessadas em participar ou buscar mais detalhes do processo podem acessar a página do Conselho ou entrar em contato, diretamente, através do e-mail cedm@semipi.pr.gov.br.