Na noite de quinta-feira (26), uma mulher compareceu ao destacamento da Polícia Militar em Foz do Iguaçu para relatar que foi vítima de estelionato. Segundo a vítima, ela recebeu uma ligação de um número desconhecido, no qual o golpista se passou por funcionário de uma agência bancária.
Durante a ligação, o criminoso perguntou se a vítima queria autorizar a transferência de um Pix no valor de R$ 5 mil ou bloquear a transação.
Ao optar por bloquear, a mulher foi induzida a fornecer informações pessoais, como CPF e número de telefone. Posteriormente, ao seguir as orientações para "confirmar o bloqueio", ela acabou, sem saber, autorizando a transferência do valor para a conta do golpista.
Além da perda financeira, o criminoso se passou pela vítima no WhatsApp, enviando mensagens aos familiares. Após o golpe, o contato utilizado pelo golpista foi bloqueado no aplicativo.
A Polícia Militar orienta a população a não compartilhar informações pessoais por telefone e sempre verificar a autenticidade de ligações recebidas de supostos representantes de instituições financeiras.