Um novo ciclone extratropical inicia sua formação na costa do Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira (16), e pode atingir o Paraná. O sistema de baixa pressão deve atingir sua maior intensidade entre terça (17) e quarta-feira (18) em alto-mar, influenciando diretamente as condições meteorológicas em território paranaense.
Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o fenômeno reforça a formação de áreas de instabilidade que podem evoluir para tempestades, especialmente na metade sul do estado.
As chuvas mais intensas devem atingir a Região Metropolitana de Curitiba durante o fechamento do feriado prolongado de Carnaval. A previsão indica que o ciclone começará a perder força somente na sexta-feira (19), permitindo o avanço de uma massa de ar seco que favorece a volta do sol em grande parte das regiões. Na capital paranaense, as temperaturas máximas variam entre 26 ºC e 29 ºC durante a semana, enquanto as mínimas partem de 18 ºC.
O tempo deve apresentar estabilidade apenas no próximo fim de semana, com o afastamento definitivo do sistema para o oceano. Apesar da redução na probabilidade de temporais a partir de sexta-feira, os meteorologistas preveem uma leve queda nas temperaturas em diversos municípios paranaenses.
No norte do estado, embora a influência do ciclone seja menor em comparação ao litoral e ao sul, a nebulosidade e as pancadas de chuva isoladas típicas de verão devem permanecer no radar até a dissipação total do sistema