A Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos divulga o calendário de atividades do Paraná em Ação, responsável pelos eventos do Paraná Cidadão e UPS Cidadania, para o primeiro semestre de 2018.
Em 2017, foram promovidas 21 feiras de serviço, 19 destas no interior do estado. No ano anterior, foram 14 eventos.
Houve aumento também no número de público e atendimentos. Em 2016, 65 mil pessoas passaram pelos eventos realizados pelo Paraná em Ação e 125 mil atendimentos foram registrados. Em 2017, foram 87.600 pessoas nos eventos, com 205.576 atendimentos, um aumento de mais de 60% no número de atendimentos.
O Paraná Cidadão é o estado mais perto da população, diz o secretário. Segundo ele, o programa, que foi criado em 2015 para contribuir com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e levar cidadania aos municípios com alto índice de vulnerabilidade social, já esteve em 44 cidades.
Em cada município que recebe a Feira de Serviços, por dois dias, a população pode fazer documentos, ter o nome incluído na tarifa social de água e luz, receber orientação jurídica, fazer exames rápidos de saúde, tirar segunda via da carteira de motorista, fazer o cadastro para vagas de emprego, e usufruir os mais de 40 serviços oferecidos a cada evento. Em três anos de Paraná Cidadão já foram realizados aproximadamente mais de 325 mil atendimentos.
A estrutura do Paraná Cidadão é a parceria de várias Secretarias de Estado e Prefeituras Municipais.
AEN