O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), recebeu nesta sexta-feira (17) 424 ampolas de Etanol Farmacêutico, um dos antídotos utilizados no tratamento de intoxicação por metanol. O novo estoque, somado às 180 ampolas doadas pelo Ministério da Saúde e às 84 doses de Fomepizol já descentralizadas, visa reforçar a rede estadual de atendimento após o registro de casos confirmados e sob investigação.
O Etanol Farmacêutico, adquirido pelo Estado, está armazenado no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e será enviado na próxima semana às quatro macrorregionais de saúde e à capital, Curitiba. Ele se junta às 84 doses de Fomepizol, também um antídoto, que foram recebidas e distribuídas pelo Ministério da Saúde no dia 10 de outubro.
Quatro pacientes no Paraná já receberam o tratamento, com dosagem definida individualmente com base em critérios clínicos e laboratoriais. Com a chegada do Etanol Farmacêutico, a equipe médica definirá qual antídoto será administrado, dependendo da avaliação de cada paciente.
O Secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves, reforçou o alerta: “Continuamos atentos, temos polos de referência que vão receber o Etanol além do município de Curitiba, que é onde registramos o maior número de casos confirmados até agora. Volto a insistir em todas as precauções em relação ao consumo de bebidas destiladas, principalmente aquelas fracionadas em doses. É um cuidado que temos que ter nesse momento”.
Casos no Estado
A SESA atualizou o boletim de notificações por intoxicação por metanol. O Paraná contabiliza 18 notificações, com a seguinte situação:
Casos Confirmados: 4 (todos em Curitiba).
Casos Descartados: 12.
Casos em Investigação: 2 (um óbito em Foz do Iguaçu, homem de 59 anos, e um caso de internação em Piraquara, homem de 21 anos, com quadro estável). Ambos aguardam resultados de exames laboratoriais.