Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Paraná vai comprar radares meteorológicos com nova indenização da Petrobras

Indenizações da Petrobras financiarão pelo menos dois projetos de monitoramento meteorológico
08 fev 2025 às 09:58
Por: Portal Tarobá e Agência Estadual de Notícias
Roberto Dziura Jr. / Agência Estadual de Notícias

O Governo do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra (IAT) e Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), vai aplicar R$ 90 milhões de uma indenização da Petrobras no projeto Monitora Litoral, concebido para melhorar o sistema de monitoramento de chuvas na região. Esse recurso é fruto de uma decisão da Justiça Federal, após acordo que contou com a participação do Ministério Público do Paraná e Ministério Público Federal.


O Simepar possui um radar meteorológico em Teixeira Soares, outro em Curitiba e um terceiro em Cascavel. Com o Monitora Litoral, este radar de Teixeira Soares será substituído por um mais moderno, um novo radar será instalado em Guaratuba, e um terceiro radar será instalado em local ainda a ser estudado. O monitoramento desta região vai permitir verificar sistemas meteorológicos se aproximando na divisa do Paraná com São Paulo e chuvas que vem do sul.


Além de intensificar o monitoramento das chuvas, os novos radares meteorológicos ampliarão o monitoramento ambiental de áreas como mangues e bacias costeiras. Serão instalados equipamentos para coleta de dados como nível do mar, altura de ondas, ressacas e correntes marítimas em Antonina, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba, Matinhos e Guaratuba.


A indenização é resultado do vazamento de óleo diesel de Morretes até a Baía de Antonina após o rompimento de um poliduto, em 2001. O valor foi definido em um acordo judicial em 2012, e somente agora foi permitida a execução da quantia para aprimorar os sistemas de prevenção de desastres naturais.


Este é o segundo projeto do Simepar beneficiado por indenizações da Petrobrás. Além do Monitora Litoral, já está em andamento o Monitora Paraná com a utilização de uma verba depositada no Fundo Estadual do Meio Ambiente pela Petrobras, como indenização por outro acidente causado pela estatal, desta vez no Rio Iguaçu, em 2000. 

Outras notícias

Recém-nascido prematuro é transferido de helicóptero da PRF de Guaratuba para Paranaguá

PRF apreende maconha na BR 277 em Porto Amazonas

Londrina registra fim de semana quente; temperaturas ficam amenas a partir de quarta

Monitora Paraná 

O Monitora Paraná prevê a instalação de outros três radares meteorológicos: um em Jandaia do Sul, outro em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, e um terceiro no Centro de Estudos do Mar da UFPR, em Pontal do Sul, no Litoral do Paraná. O monitoramento deles será sobreposto, o que vai auxiliar os meteorologistas a cobrir “pontos cegos” que apareciam nos mapas – obstruções físicas como por exemplo as montanhas da Serra do Mar.


A escolha pelo município de Jandaia do Sul também foi estratégica. “Esta era uma área que não tinha cobertura, e por ali passam sistemas de tempestades severas que se formam no Paraguai e vem para o norte do Estado causando inundações, deslizamentos, ou ventos muito fortes associados a granizo. É uma região muito atingida pelas secas e que irá implementar projetos de irrigação com apoio do governo do Estado”, detalha Tarso.


Ao longo de 2024 os estudos para o termo de referência dos editais foram concluídos pela equipe do Simepar. O Monitora Paraná terá a publicação do edital nas próximas semanas e a licitação, que será publica pelo IAT, deverá ocorrer ainda no primeiro semestre de 2025. No mesmo período será publicado o edital do Monitora Litoral.


Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Pesquisa do IBGE aponta que 2,3 milhões de paranaenses residem em imóveis alugados

Paraná
Imagem de destaque

Polícia investiga adolescentes suspeitos de planejarem atentado a escola no Paraná

Paraná

Vereador denuncia negligência com criança em Guarapuava; prefeitura nega e reage

Brasil e mundo

Exclusivo: paranaense revela ao Portal Tarobá como fugiu do exército ucraniano

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Jovem é morto a tiros durante ligação para a Polícia Militar em Londrina

Cidade
Londrina e região

YouTube retira do ar canais de influenciadores londrinenses populares entre crianças

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre após ser atingido por carro flagrado em corridas ilegais em Londrina

Cidade
Cascavel e região

"Avisei que ele não sabia nadar", diz amigo de menino de 13 anos salvo após afogamento

Cidade
Londrina e região

Outdoors em Londrina denunciam PEC 32 e geram debate sobre a Reforma Administrativa

Podcasts

Podcast Eleva+ Cast | EP 20 | Segurança Condominial | Alarm Force / Atende Portaria

Podcast Café com Edu Granado | EP 26 | Propósito e Investimento | Rafa Crippa

Podcast Falando de Gestão | EP 24 | Profissionalização do Advogado | Danilo Del'Arco

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.