Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

Parque de Vila Velha tem programação especial para observação de planetas

No sábado (25), o parque promove mais uma edição da Caminhada Noturna, que desta vez coincidirá com um raro fenômeno: seis planetas estarão visíveis no céu, proporcionando aos visitantes uma visão fascinante do cosmos
21 jan 2025 às 13:51
Por: Agência Estadual de Notícias



Com potencial em diversas frentes do turismo, o Paraná conta com opções, nichos e segmentos que agradam a todos os gostos. No próximo sábado (25), o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, será palco de uma experiência ligada ao astroturismo – segmento que trabalha com a observação do céu, atraindo turistas e entusiastas da astronomia. O parque promove mais uma edição da Caminhada Noturna, que desta vez coincidirá com um raro fenômeno: seis planetas estarão visíveis no céu, proporcionando aos visitantes uma visão fascinante do cosmos.


O evento astronômico terá Marte, Júpiter, Vênus, Saturno, Urano e Netuno visíveis. Desses, quatro planetas (Marte, Júpiter, Vênus e Saturno) poderão ser observados a olho nu, enquanto Urano e Netuno exigirão o uso de telescópios para apreciação. A Caminhada Noturna é uma boa oportunidade aos amantes da atividade, que podem acompanhar o fenômeno em meio às formações rochosas de Vila Velha.


Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, atividades e programações de nicho podem, muitas vezes, atrair visitantes. “O turismo é feito dessa forma, com grandes segmentos que englobam muitas vertentes, mas também nichos e recortes que têm a sua importância, porque atraem visitantes, efetivamente motivados por aquele evento ou atividade”, disse.

Outras notícias

IBGE aponta redução da pobreza no Paraná, que tem um dos menores indicadores do País

PF deflagra Operação para desarticular grupos responsáveis por fraudes financeiras milionárias

PRF apreende grande quantidade de maconha em Palmeira


“Isso é relevante, porque mostra como o Paraná é rico em opções e segmentos, proporcionando variedade aos visitantes. Toda movimentação de turistas é importante, porque o setor é um grande gerador de renda, emprego e qualidade de vida”, completou o secretário.


Além do dia 25, o parque oferece outras datas para a Caminhada Noturna ao longo do primeiro semestre deste ano. Confira AQUI.


OPORTUNIDADE – De acordo com o condutor da caminhada, o professor Matheus Frare, essa ocasião é imperdível para quem deseja conhecer um pouco mais sobre os astros e o céu.


“Iniciaremos a noite com a observação ao telescópio dos planetas visíveis, Saturno, Vênus e Netuno ao Oeste, e depois Urano, Júpiter e Marte, a depender das condições do céu. Após a observação, seguimos com a caminhada por entre os arenitos, onde aprendemos mais sobre o céu, a astronomia e a geologia do parque”, destaca.


O professor também explica que o evento astronômico está previsto para começar nesta terça-feira (21), com possibilidade de ser observado em diversas partes do mundo. “O fenômeno pode ter duração de semanas, possivelmente se estendendo até o mês de fevereiro”, disse.


ASTROTURISMO – O segmento é um nicho de turismo que tem como principal motivação a busca de lugares que permitam observar o céu no horário noturno, com destaque à astronomia. É o que explica Deise Bezerra, gerente de Segmentação Turística do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado.


“Pode-se dizer que a observação da natureza e a astronomia são seus motores. Lugares estes que não estejam muito comprometidos com uma quantidade elevada de turistas, com menor poluição luminosa e atmosférica, além de condições climáticas e topográficas propícias. Além da Caminhada noturna no Parque Estadual de Vila Velha, o Oeste e Sudoeste do Estado são propícios o desenvolvimento do astroturismo, como já vem acontecendo há pelo menos 25 anos em outros lugares do Brasil”, explicou.


VILA VELHA – Localizado a apenas uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico estadual. Hoje é uma concessão do Governo do Estado, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha.


O gestor do parque, Leandro Ribas, destaca a singularidade da atividade de observação celeste ao atrativo. “Essa é uma oportunidade de vivenciar o parque sob um novo olhar, conectando os visitantes não apenas à natureza, mas também ao universo. A Caminhada Noturna já é uma das atividades mais procuradas, e a possibilidade de observar o alinhamento planetário a torna ainda mais especial”.


No ano passado, o atrativo paranaense apareceu entre os dez melhores parques do Brasil, com base em avaliações de usuários da plataforma TripAdvisor, um dos principais e mais influentes portais sobre viagens do mundo.


OUTRAS OPÇÕES – Para os apaixonados pelo Astroturismo, o Paraná possui observatórios e planetários que reúnem experiências e maiores informações sobre o tema. Em Curitiba, o Observatório Astronômico do Colégio Estadual do Paraná (CEP), inaugurado em 2009, conta com um telescópio refrator de 16 polegadas e equipamentos de alta precisão, sendo um dos mais avançados do Brasil.


No mesmo local, fica o Planetário de Curitiba, que dispõe de um projetor Zeiss que simula de forma realista o céu noturno e promove sessões interativas sobre astronomia e ciências espaciais.


No Norte do Estado, Londrina abriga o Observatório Astronômico da UEL que integra o Museu de Ciência e Tecnologia da universidade estadual. O espaço foi revitalizado em 2005 e conta com um planetário, inaugurado em 2007, que atrai visitantes de toda a região. Outro destaque é o Observatório Astronômico Estrela do Sul (OES), no município de Sarandi. Trata-se de uma iniciativa privada que atende tanto visitantes individuais quanto grupos escolares, universitários e sociais.


No Oeste paranaense, em Foz do Iguaçu, está localizado o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O complexo reúne, de forma integrada, planetário e observatório, sendo considerado um importante atrativo educacional da região.


Além dele, o Parque Nacional do Iguaçu também é um destino comumente buscado para observação dos astros, por conta de sua natureza exuberante e área aberta propícia para observação do céu.


MELHORES LOCAIS – Para a observação do fenômeno a partir desta terça-feira, o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) preparou algumas dicas e explicações sobre o evento celeste, como, quais são os melhores lugares do Estado para observação. 

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Foragido apontado como mandante de homicídio é preso em ação conjunta da polícia em Carambeí

Paraná
Imagem de destaque

Paraná recebe primeiras vacinas contra o vírus sincicial respiratório para gestantes

Paraná

Governador entrega 150 ambulâncias com UTIs para todas as regiões do Paraná

Paraná

PF faz buscas em vara de Curitiba onde tramitou Lava Jato; Moro se defende

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Homem morre ao ser atingido por barra de supino em academia; Veja o vídeo

Cidade
Londrina e região

Problema eletromecânico no Sistema Tibagi causa falta de água em Londrina e Cambé

Brasil e mundo
Brasil

Grupo de caminhoneiros planeja paralisação amanhã; categoria nega apoio

Cidade
Londrina e região

Motorista Marlene da Van morre aos 84 anos e sepultamento ocorre no Cemitério São Paulo

Cidade
Londrina e região

Morte de policial: defesa aponta que outra pessoa dirigia carro envolvido em acidente

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Podcast Falando de Gestão | EP 39 | Carreira, Arte e Tecnologia | Luciano Galbiati

Podcast Pod Tah | EP 37 | Vida, Internet e Empreendedorismo | Kelvin Anesi

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.