Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná
Paraná

PCPR inicia edição inédita do Curso de Operações Policiais com Cães

A turma inaugural é composta por 20 policiais, sendo 15 da PCPR e cinco representantes das Polícias Militar e Penal do Paraná
03 jun 2025 às 16:08
Por: PCPR
PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou nesta segunda-feira (2), na Escola Superior de Polícia Civil (ESPC-PR), a primeira edição do Curso de Operações Policiais com Cães (COPC I). Trata-se de uma iniciativa inédita que visa capacitar policiais civis do Paraná, além de integrantes de outras forças de segurança, nas técnicas e práticas de atuação com cães policiais.


A turma inaugural é composta por 20 policiais, sendo 15 da PCPR e cinco representantes das Polícias Militar e Penal do Paraná, das polícias civis do Rio de Janeiro e de Santa Catarina, além da Guarda Municipal de Londrina. Todos passaram por um rigoroso processo seletivo que incluiu entrega de exames médicos para comprovar aptidão física, testes específicos de manejo dos cães, e entrevistas.


Durante o curso, os participantes terão aulas teóricas e práticas sobre diversas disciplinas, incluindo técnicas operacionais com cães, buscas em ambientes variados, bem-estar e saúde animal, além de treinamento para a detecção de drogas, armas de fogo e explosivos. Os conteúdos serão ministrados por instrutores das polícias civil e militar do Paraná, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, e das polícias civis de Santa Catarina e Rio de Janeiro.


No Paraná, o uso de cães policiais tem sido fundamental para otimizar operações, especialmente na detecção de entorpecentes. “Nosso cotidiano demonstra que os cães são agentes excepcionais na atuação policial. O Núcleo de Operações com Cães (NOC) da PCPR é a unidade que mais apoia operações, realizando em média quatro ações semanais com resultados excelentes”, destacou o delegado-geral adjunto da PCPR, Riad Braga Farhat.


Ao término do COPC, que será concluído na segunda semana de julho, os policiais civis capacitados poderão ser lotados em uma das bases do NOC, localizadas em Curitiba, Cascavel, Pato Branco, Maringá, Londrina ou Foz do Iguaçu.

Outras notícias

Carro cai de viaduto e motorista sai ileso; Veja o vídeo

Adolescente de 17 anos morre afogado em represa onde nadava com amigo

Com previsão de 105 mil castrações, maior ciclo do CastraPet começa nesta quinta


MAIOR APREENSÃO- Segundo a delegada da PCPR e chefe do NOC, da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Ana Cristina Ferreira, o trabalho dos cães tem sido decisivo nas operações policiais.


“Neste fim de semana, com o apoio de um dos nossos cães, a equipe realizou a segunda maior apreensão de haxixe já registrada no Brasil. Para que eles alcancem estes bons resultados é necessário muita técnica, disciplina, comprometimento e treinamento contínuo. E é isso que os alunos encontrarão ao longo do curso”, afirmou.


Foram cerca 704 quilos de haxixe apreendidos na madrugada deste domingo (1º), em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação, considerada a maior apreensão da droga já registrada no Paraná e ocorreu durante fiscalização na BR-116, no quilômetro 55,8.


A droga estava escondida no compartimento de carga de uma carreta com placas de Santa Catarina, tracionada por um caminhão registrado no Paraná. O entorpecente foi localizado após a sinalização de um cão policial, que indicou a presença de substância ilícita na parte traseira do veículo.


PRESENÇAS- O evento ainda contou com a presença do diretor da ESPC, delegado Valderes Luiz Scalco; da diretora-geral da Polícia Penal do Paraná, Ananda Chalegre; do tenente-coronel da Polícia Militar do Paraná e do Batalhão de Polícia Rodoviária, Gustavo Dalledone Zancan; e do palestrante e treinador especializado em detecção canina, Hugo Ribeiro.


Também estiveram presentes o delegado-chefe do Grupo Tigre da PCPR, Thiago Teixeira; a delegada-chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, Camila Cecconelo; o delegado-chefe do Grupamento de Operações Aéreas, Renato Coelho; o delegado-chefe da Divisão de Infraestrutura da PCPR, Getúlio Vargas; além dos delegados Victor Loureiro e Cristiano Quintas.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Casal agride mãe e filha durante assalto e foge em bairro de Curitiba

Paraná
Imagem de destaque

Feriado da Consciência Negra será de sol em todo Paraná, prevê Simepar

Paraná

Professor suspeito de assediar 12 alunas é afastado de escola no Paraná

Paraná

Homem é preso por colocar sêmen no sorvete de colega em Araucária

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Tremor de terra de magnitude 2,5 é registrado em Assaí e sentido em Londrina

Cidade
Londrina e região

Comércio de Londrina divulga horário especial de Dezembro para as festividades

Brasil e mundo
Brasil

Casal é investigado por gravar filme pornô em moto aquática

Cidade
Londrina e região

Tremor sentido em Londrina teria sido causado por explosões na Pedreira Guaravera

Cidade
Londrina e região

Motorista de caminhão é encontrado morto ao lado de campo de futebol em Cambé

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 9 | Performance e Longevidade Masculina | Dra. karina Ancioto e Dr. Heitor Andrade

Podcast PodGuest | EP 17 | Celebrando Laços: Campanha de Natal Morana | Patricia Melo

Podcast Café Com Edu Granado | EP 39 | Combate ao Desperdício de Alimentos | SESC Mesa Brasil

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.