A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante seis pessoas, com idades entre 24 e 68 anos, por tráfico de drogas e apreendeu entorpecentes nesta quinta-feira (28), no bairro Cajuru, em Curitiba. A operação, deflagrada em um estabelecimentos de reciclagem, contou com a participação da Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Urbanismo, operadoras de telefonia e companhia de energia.
Na abordagem foram apreendidas 368 pedras de crack, 56 buchas de maconha, 32 buchas de cocaína, 46 maços de cigarro contrabandeados, além de 70 metros de cabos. A operação teve como objetivo a repressão ao comércio clandestino de fios.
Durante a ação, duas pessoas assinaram um Termo Circunstanciado de Infração Penal por uso de droga. Outras seis pessoas foram conduzidas a delegacia, sendo cinco por furto de energia e um por descaminho. Inquéritos policiais foram instaurados para apurar os fatos.
De acordo com o delegado da PCPR Wallace de Brito, nos alvos foram encontrados, além da recepção de cabos telefônicos, também a prática de outros crimes, como o tráfico de entorpecentes. “Há conexão criminosa entre furto e receptação desse material, desses cabos de telecomunicação, com outros crimes, especialmente o tráfico de entorpecente. Possivelmente o furtador, que também é usuário de droga, acaba recebendo droga nesses comércios, através da troca desses fios furtados”, complementa o delegado.
As investigações continuam a fim de apurar os destinatários dos recicláveis.
Ao todo foram realizadas vistorias em sete estabelecimentos de reciclagem. As Secretarias Municipais do Meio Ambiente e do Urbanismo realizaram onze notificações, sendo quatro por falta de alvará, um auto de embargo, um auto de infração, um de desobstrução de passeio e sete por infrações de meio ambiente.