Todos os locais
Todos os locais
Paraná

PDI retoma investimento para gerenciamento e monitoramento do tráfego

13 dez 2017 às 16:37
Por: Redação Tarobá News
Foto Assessoria -

O sistema que fará o monitoramento e gerenciamento de tráfego nas principais vias de Cascavel que integram o PDI (Programa de Desenvolvimento Integrado), na região central da de Cascavel incluindo as avenidas Brasil, Barão do Rio Branco e Tancredo Neves, que também serão corredores do transporte coletivo quando as obras forem finalizadas foi apresentado na nesta quarta-feira (13). Nesta manhã, o secretário de Planejamento, Fernando Dillenburg, e o representante da Dataprom, Reginaldo Oliveira, confirmaram a assinatura do aditivo que retoma a proposta inicial do projeto apresentado pela empresa para gerenciamento e controle do trânsito dentro do PDI.

Fernando Dillenburg explicou que o trabalho que está sendo contratado com o aditivo assinado com a Dataprom estava incluído no primeiro projeto apresentado ao Município e por uma decisão administrativa da gestão anterior foi eliminado. "Hoje, temos reclamação grande e recorrendo sobre o funcionamento dos semáforos", pontuou o secretário, afirmando que "vamos investir para solucionar este problema e melhorar a qualidade de vida das pessoas com o ganho de tempo no trânsito que se tornará mais seguro".

Atualmente, o equipamento que é utilizado para o gerenciamento dos semáforos, segundo Dillenburg, é eficiente, porém, não comporta o aumento do número de equipamentos promovido pelo PDI e pelo crescimento natural da cidade. O novo equipamento, continuou o secretário,  "tem uma capacidade quase ilimitada e, na medida em que houver necessidade, o Departamento de Engenharia de Tráfego da Cettrans, poderá alimentar no programa e reverter estes benefícios para qualquer ponto da cidade".

De acordo com o secretário, "este é um trabalho de engenharia" e os estudos serão realizados de forma "real e no campo". "Este é um trabalho que não vai funcionar a partir de amanhã. Os estudos precisam considerar o fluxo do transporte escolar para se ter um espelho real e todos os movimentos do tráfego na cidade sejam medidos", disse o secretário, afirmando que "o resultado final será muito positivo e significativo para o cotidiano da cidade".

Reginaldo Oliveira explicou que com o novo contrato, será feita completa atualização do software (programa) e do hardware (equipamentos), além da ampliação dos sensores e equipamentos espalhados pela cidade e um completo estudo de engenharia de trânsito para determinar as melhores condições para que o trânsito flua com eficiência e segurança. "Vamos fazer a contagem de tráfego e classificação veicular para gerar simulações de fluxo e plano de tráfego. É um projeto diferenciado em termos de Brasil e até internacional porque trata não apenas da fluidez veicular, mas trata com atenção especial o transporte coletivo e pessoas que têm mobilidade limitada", detalhou Oliveira, explicando que "um sensor instalado nos semáforos vai identificar o pedestre com mobilidade reduzida, ampliando o tempo de travessia e quando foi um deficiente visual vai disparar um sinal sonoro para que este pedestre realize sua travessia com total segurança".

Outras notícias

Idosos são roubados na Ponte Internacional da Amizade na BR-277

Mulheres privadas de liberdade transformam fardas sem uso em produtos sustentáveis

PF deflagra operação em combate ao abuso sexual infantil

O novo programa vai contar com câmeras para filmar 24 horas o fluxo de carros nas principais vias da cidade, classificando o tráfego.

Assessoria

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Polícia prende foragido e apreende arma de fogo em Cafelândia

Paraná
Imagem de destaque

Motorista sai ileso após carro pegar fogo na PR-239

Paraná

PRF apreende veículo com 375 quilos de maconha em Guaraniaçu

Cidade

Cidades sem horizonte: chuva alivia, mas fumaça e calorão devem voltar ao Paraná

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Duas pessoas morrem após grave acidente na PR-323, zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Polícia identifica vítima alvejada em carro na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Casal de Londrina morre após um grave acidente ocorrido na PR-444 em Mandaguari

Cidade
Londrina e região

Motorista é alvejado, perde o controle de carro e morre na zona leste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Alunos em aula diferente de geografia foram os primeiros a avistarem corpo no Lago Igapó

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.