A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu, nesta quinta-feira (17), 946 galões de óleo lubrificante, totalizando cerca de 19 mil litros, com indícios de falsificação, em dois estabelecimentos comerciais de Umuarama, no Noroeste do estado.
No primeiro estabelecimento, localizado na Zona Industrial, foram encontrados nove galões de 20 litros cada. Já no segundo, foram apreendidos 937 galões, em três locais diferentes pertencentes à mesma empresa, situados no Parque Industrial II, Zona 3 e no distrito de Lovat.
De acordo com o delegado Leonardo Rodrigues, as apreensões foram realizadas com o apoio de representantes das empresas vítimas, que identificaram preliminarmente as embalagens e informações impressas como falsas. As amostras serão encaminhadas para perícia, que confirmará a falsificação.
Caso seja comprovada a fraude, os responsáveis poderão ser acusados de crime contra as relações de consumo, com penas que variam de dois a cinco anos de detenção, ou multa.
A PCPR pede a colaboração da população com informações que possam auxiliar as investigações. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números 197 da PCPR, 181 do Disque-Denúncia, ou pelos telefones (44) 3621-2650 e (44) 99734-4139.