Todos os locais
Todos os locais
Paraná
Paraná

Projeto contra invasões do MST e indígenas aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná

23 abr 2025 às 12:19
Por: Portal Tarobá
Arquivo/Nani Gois/Alep

O Projeto de Lei n° 66/2025, de autoria do deputado estadual Marcio Pacheco, foi aprovado em primeira discussão, na manhã desta quarta-feira (23), no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). A proposta institui o "Abril Verde e Amarelo", com o objetivo de promover, ao longo do mês de abril, ações de conscientização sobre a defesa da propriedade privada e o enfrentamento às invasões de terras.


Segundo Pacheco, o projeto surge como um contraponto ao "Abril Vermelho” — mobilização anual promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e em defesa da reforma agrária. A iniciativa também propõe a inclusão da temática no Calendário Oficial de Eventos do Paraná.


O parlamentar defende que a medida auxiliará os proprietários de terras a se organizarem e a estabelecerem um canal mais eficiente com as forças de segurança pública. "Com essa articulação, será possível agir de forma mais rápida diante de suspeitas de invasão, como as registradas em municípios como Terra Roxa, Guaíra e Palotina", afirmou. Pacheco também cobrou maior agilidade do Poder Judiciário na concessão de reintegrações de posse.


"Essa é uma vitória das pessoas de bem, dos agricultores paranaenses que produzem alimentos, geram empregos e renda. Não se trata de espalhar medo, mas de afirmar que, no Paraná, não aceitamos isso. O legítimo dono da terra precisa ter voz. Não podemos mais ser omissos. Discutir esse grave problema já é uma reação importante", declarou o deputado.


Durante o "Abril Vermelho" de 2024, o MST registrou 24 invasões em 11 estados em apenas um dia - incluindo o Paraná. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), do Congresso Nacional, já alertou para a possibilidade de um número recorde de invasões neste ano.

Outras notícias

Paraná recebe 80 mil doses de vacinas para proteger crianças contra a Covid-19

PRF apreende mais de 1,5 tonelada de drogas e mais de 500 mil maços de cigarros

PRF apreende 21 kg de cocaína após perseguição na BR-369 em Jandaia do Sul


Além das ações do MST, os produtores rurais também enfrentam a ocupação de terras por grupos indígenas. De acordo com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), nove propriedades foram invadidas por indígenas na região Oeste desde o final de 2023. Como esses casos envolvem terras com possível reivindicação indígena, a competência para reintegração é federal, o que limita a atuação direta do governo estadual.


"Invasão de terra é crime. É um ato ilegal e não pode ser visto como método legítimo de reivindicação de direitos, já que a legislação agrária prevê mecanismos legais para isso", defendeu Pacheco. Ele também apontou que as invasões geram insegurança jurídica, violência, riscos sanitários e prejuízos econômicos para o estado.


A proposta paranaense segue o modelo de um projeto semelhante já aprovado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Na votação desta quarta-feira, o projeto recebeu 29 votos SIM, 5 NÃO. A segunda votação e a redação final estão previstas para a próxima semana.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Mais de 300 cidades do Paraná registraram saldo positivo na geração de empregos em 2025

Paraná
Imagem de destaque

Operação Dia do Trabalho 2025 termina com 11 mortes nas rodovias federais do Paraná

Paraná

Acidente com três veículos deixa uma pessoa gravemente ferida na BR-373 em Prudentópolis

Paraná

Briga de família termina em duas mortes durante festa na zona rural de Guarapuava

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Anne Moraes é indiciada após investigação da Polícia Civil por maus-tratos

Cidade
Cascavel e região

Confusão em festa de igreja no Guairacá em Guarapuava termina com dois cunhados mortos

Brasil
Brasil

Policiais matam jogador e mais 6 pessoas que estavam em carro no Amapá

Cidade
Londrina e região

Acamada há um ano, diarista aguarda cirurgia pelo SUS e depende de cuidados da família

Cidade
Londrina e região

Audiência pública discute efeitos colaterais de vacinação infantil contra a Covid-19

Podcasts

Podcast Cíntia Invest | EP 9 | Proteção Patrimonial – Protegendo Seu Dinheiro e Seus Bens | Fábio Lunardi

Negócios à Parte | EP 4 | Mayara Schiavinato

Podcast Heróis e Vilões | EP 5 | Heróis e Vilões no Cinema e na Literatura | Domingos Pellegrini

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.