Todos os locais
Todos os locais
Paraná
Cascavel e região

Projeto de obrigatoriedade de acostamento em rodovias do Paraná avança na Alep

Proposta assinada pelos deputados Gugu Bueno e Evandro Araújo recebeu parecer favorável da CCJ
07 abr 2025 às 18:34
Por: Assessoria de Imprensa e Portal Tarobá

A segurança viária no Paraná deu um passo importante com o parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná ao Projeto de Lei, de autoria do 1º secretário da Alep, deputado Gugu Bueno, e do deputado Evandro Araújo.


A proposta determina que toda nova rodovia estadual construída no estado inclua obrigatoriamente acostamento, garantindo mais segurança para motoristas, ciclistas e pedestres.


“Nós sabemos que temos muitas rodovias estaduais, principalmente no Paraná, rodovias construídas na década de 60, na década de 70, e que não existe acostamento. E você, obviamente, numa rodovia sem acostamento, o risco de acidente grave é muito maior”, explicou o deputado Gugu Bueno, ao comentar os objetivos da proposta.


O deputado Gugu Bueno afirmou que entende que a malha viária do estado do Paraná é muito extensa e, por isso, as obras nas rodovias existentes devem ser realizadas de forma gradual. No entanto, ele disse que trabalhará junto ao governo do estado para aumentar o volume de investimentos nessas rodovias e afirmou que sua meta é garantir que todas as rodovias do estado possuam acostamento, a fim de proporcionar mais segurança aos paranaenses.

Outras notícias

24 cursos das universidades estaduais do Paraná têm a melhor classificação do Brasil

Paraná terá reforço na segurança com 12 veículos blindados para ações especiais

Homem é preso por ameaçar a própria mãe e descumprir medida protetiva em Palmeira


Também autor do PL, o deputado Evandro Araújo destaca que o mecanismo nas rodovias é uma garantia mínima de segurança nas estradas. “Acostamento salva vidas, quantas vidas perdemos por falta de acostamentos nas estradas? Não podemos permitir que novas rodovias sejam construídas sem essa garantia mínima de segurança para motoristas, ciclistas e até pedestres. Precisamos planejar melhor para evitar tragédias”, defendeu Evandro Araújo.


O projeto de lei, que agora segue para a Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação, antes da votação em plenário, tem como principal objetivo evitar que rodovias sejam construídas sem essa infraestrutura essencial, reduzindo riscos de acidentes e alinhando o Paraná às melhores práticas de engenharia viária.

Os autores do projeto, Gugu Bueno e Evandro Araújo - Assessoria de Imprensa

Segurança e prevenção de acidentes:


A legislação estabelece que todas as novas rodovias estaduais, tanto as construídas diretamente pelo Estado quanto as delegadas a empresas privadas, deverão conter acostamento em seus projetos. A única exceção será para trechos urbanos, onde a exigência poderá ser dispensada desde que haja justificativa técnica aprovada pelo órgão estadual competente. Um exemplo prático de uma rodovia sem acostamento na região oeste, é a PR 180, na região de Boa Vista da Aparecida.


“Nós temos, por exemplo, a rodovia que liga Cascavel à Boa Vista da Aparecida. É uma rodovia sem acostamento e a gente sabe o quanto isso ocasiona acidente, o quanto é perigoso transitar naquela rodovia. Nós, inclusive, estamos trabalhando num projeto com o Governo do Estado para que a gente possa fazer o alargamento daquela rodovia com a implementação de acostamentos”, afirmou o parlamentar.


Próximos passos e impacto da medida:


Com a aprovação na CCJ, o projeto avança na tramitação legislativa e passará por novas discussões antes de ser encaminhado para votação em plenário. Caso aprovado, a nova exigência entrará em vigor na data de sua publicação, tornando-se obrigatória para todos os novos projetos rodoviários no estado.

Gugu Bueno reforçou que a proposta também é fruto da escuta às demandas dos motoristas que percorrem o Paraná diariamente.


“Com certeza alguém já passou por alguma situação de medo de não ter onde desviar de uma ultrapassagem. Infelizmente, isso faz parte do dia a dia dos nossos motoristas. Uma rodovia sem acostamento se torna muito mais perigosa, porque você tem menos condições de escapar de um possível acidente ou até mesmo quando precisa parar o veículo por uma emergência. O acostamento é, sem dúvida, uma ferramenta de segurança e essa lei será um instrumento importante”, concluiu o deputado

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Vídeos: bombeiros combatem incêndio no teatro da PUC, em Curitiba

Paraná
Imagem de destaque

Estado entrega equipamentos a 100 cidades para combate a incêndios; Cascavel incluída

Paraná

Paraná tem 6.400 novos casos de dengue e mais quatro óbitos; um em Cornélio Procópio

Paraná

PCPR mira organização criminosa que usava cidades do Sudoeste do Estado como rota do tráfico

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem de 49 anos morre após ser deixado na UPA do Jardim do Sol em Londrina

Cidade
Londrina e região

Médico é preso suspeito de importunar sexualmente mulher em hospital de Londrina

Cidade
Londrina e região

Grave acidente deixa homem acamado e família pede ajuda para custear tratamento

Cidade
Londrina e região

Simone Mendes ganha presente de fã e debocha durante show na ExpoLondrina: "Vestido feio'

Cidade
Londrina e região

Médico é alvo de nova denúncia por importunação sexual; mulher procurou a Tarobá

Podcasts

Podcast Heróis e Vilões | EP 3 | 99% da população é criminosa? | Walter Bittar

Podcast Café com Edu Granado | EP 8 | Álvaro Arruda

Podcast Falando de Gestão | EP 6 | Carreira Jurídica | Prof. Miguel Belinati Piccirillo

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.