Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Projeto Rio Vivo chega à marca de 1,76 milhão de peixes nativos soltos nas bacias hidrográficas do Paraná

29 mar 2022 às 11:03
Por: Agência Estadual de Notícias

O projeto Rio Vivo, do Governo do Estado, atinge a marca de 1,76 milhão de peixes nativos soltos nas bacias hidrográficas do Paraná. O número foi alcançado no último fim de semana, com a soltura de 230 mil unidades nos rios Piquiri e Ivaí. A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), responsável pelo projeto, adquiriu 2,6 milhões de peixes nativos e, além da quantidade que já repovoa rios do Estado, outros 840 mil serão incorporados à fauna aquática do Estado até o fim deste ano.

A ação é possibilitada pela Resolução Sedest número 10/2021, que normatiza o repovoamento com peixes nativos das bacias dos rios Paraná, Paranapanema, Ivaí e Iguaçu. A normativa foi desenvolvida pela Superintendência da Pesca e Bacias Hidrográficas do Paraná, vinculada à Sedest.

Os eventos de soltura de peixes nativos têm a participação da sociedade civil, especialmente de estudantes e pessoas da terceira idade, e são acompanhados de plantio de árvores nativas nas margens dos rios. “O projeto Rio Vivo ganhou este nome porque quando o peixe sobrevive na água, é porque ela está limpa”, explica o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

“É um projeto completo, que promove o repovoamento dos rios, para compensar os peixes retirados pelos pescadores para sua sobrevivência, e que também promove a educação ambiental. Estamos plantando os frutos que as futuras gerações irão colher”, destaca o secretário.

O Rio Vivo também apoia torneios de pesca em que os participantes, além de soltar peixes e plantar árvores, recolhem os resíduos sólidos das águas. O secretário Márcio Nunes lembra, ainda, que a ação integra a política de sustentabilidade da pasta ambiental do Estado. “A ONU e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico disseram que no Brasil o Paraná é o estado com melhores praticas ligadas ao meio ambiente, um reconhecimento nacional e internacional”, disse.

Outras notícias

Polícias do Paraná desencadeiam operação com 69 mandados no Litoral

Secretaria estadual da Educação prorroga o prazo final de matrícula para este domingo

Caminhão tomba na BR-376 em Tibagi e motorista morre no local

ESPÉCIES - Os peixes nativos que agora integram os rios Piquiri e Ivaí foram soltos no rio Piquiri, município de Assis Chateaubriand (região Oeste) e rio Ivaí, em Querência do Norte (Noroeste). Entre as espécies estão lambari, piau, dourado e pintado.

“É um projeto que está dando certo. Está recuperando nossas bacias e dando um novo olhar para o Paraná, que tem essa vocação para pesca profissional e esportiva”, destacou o superintendente da Pesca e Bacias Hidrográficas do Estado, Francisco Martin. “São peixes que estão na medida certa para entrarem na natureza. Não são pequenos demais para virarem presas e não ficaram grandes demais a ponto de perderem a capacidade de caçar”, completou.

Em Assis Chateaubriand, o evento contou também com a parceria do Rotary Club da cidade, no Distrito 4640, que contribuiu com a soltura de mais 35 mil pacus no rio Piquiri. Para o presidente da instituição, Wyllian Gongora, esta é uma ação para perdurar. “Cada um fazendo seu esforço e sua parte, com ações voluntárias, vamos colocar mais de 500 peixes no rio Piquiri e agora contamos com a parceria do Estado”, afirmou.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Presidente de clube de tiro morre após disparo acidental no Paraná

Paraná
Imagem de destaque

Ciclone no RS provoca ventos constantes e rajadas fortes no Paraná nesta quarta-feira

Paraná

Acidente entre três caminhões deixa um motorista morto e fecha a BR-376 em Guaratuba

Paraná

Com alíquota de 1,9% e desconto à vista, Fazenda divulga datas do IPVA 2026

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Moradores da Rua Guaporé denunciam encontros ilegais de carros em posto de gasolina

Cidade
Londrina e região

Depósito clandestino de cabos de internet e telefone é descoberto em Londrina

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.