Paraná

Testagens para dengue e Covid-19 registram aumento expressivo

13 mar 2024 às 15:45

O LANAC – Laboratório de Análises Clínicas registra crescimento expressivo nas testagens para Dengue e COVID-19 nos últimos 30 dias. “Após o Carnaval, além da procura ter aumentado muito para os testes, a positividade também está grande para ambas as doenças”, afirma o diretor técnico, especialista em bacteriologia, Marcos Kozlowski.


Os casos da doença estão em alta neste ano em Curitiba, Paraná e em todo o Brasil. O Estado ultrapassou nesta semana a marca de 90 mil casos. Curitiba também viu os casos dispararem.


Em janeiro, o laboratório realizou 630 testes para detectar o Coronavírus, com positividade de 20%. No último mês, de 11 de fevereiro a 11 de março, foram realizados 2400 testes, sendo 40% positivos.


Os testes de Dengue seguiram a mesma alta. Nos últimos 30 dias, foram realizados 10 mil testes, com positividade de 30%. Na primeira quinzena de fevereiro, o laboratório já registrava um aumento de 900% na testagem para a dengue, com a realização de 2.400 testes no período.


O laboratório disponibiliza exames de detecção com resultados rápidos, em até 24 horas, tanto para COVID-19, quanto para a Dengue e H1N1. “Como as três doenças têm sintomas em comum, o ideal é diagnosticar precocemente para que o tratamento seja efetivo”, explica Kozlowski.


O exame pode ser feito em qualquer uma das 63 unidades de coleta do laboratório em Curitiba, região metropolitana e Litoral, por coleta de sangue para o teste da Dengue, e por swab nasal, para COVID-19 e Influenza A e B, sem necessidade de agendamento.