Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Paraná

Volume de vendas do comércio no Paraná cresce 4,5% nos 5 primeiros meses do ano

11 jul 2024 às 16:35
Por: Agência Estadual de Notícias
Albari Rosa/Arquivo AEN

O volume de vendas do comércio varejista do Paraná cresceu 4,5% entre janeiro e maio de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado. O dado dos cinco primeiros meses do ano é da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Na comparação entre maio de 2024 e maio de 2023, a alta registrada é de 6,6%, enquanto que na variação mensal entre maio e abril, o índice também foi positivo, de 0,4%. Nos últimos 12 meses em relação ao mesmo período anterior, o Paraná registra alta de 2,8% no volume de vendas do comércio varejista.


De acordo com o órgão federal, o resultado paranaense no acumulado dos cinco primeiros meses foi puxado pelo crescimento nas vendas do setor de eletrodomésticos (15,7%), móveis e eletrodomésticos (13,8%) e móveis (11,7%). Na sequência aparecem outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,7%), hipermercados e supermercados (7,7%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,1%).


O crescimento no volume de vendas registrada no Paraná também impactou positivamente a receita, com crescimento de 7,4% no acumulado do ano de 2024, em relação ao mesmo período de 2023. É o segundo melhor resultado do Sul do País, atrás do Rio Grande do Sul (8,5%) e à frente de Santa Catarina (6,3%).


AMPLIADO — Segundo a pesquisa, o volume de vendas do comércio varejista ampliado do Paraná segue a mesma tendência de crescimento, registrando alta de 4,4% entre janeiro e maio de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado. Essa categoria inclui vendas de automóveis, peças de veículos, materiais de construção e produtos alimentícios, além dos demais setores investigados pelo órgão.

Outras notícias

Laudo técnico final do Simepar eleva classificação de tornados que atingiram 11 cidades do Paraná

PF investiga organização criminosa e outros crimes no Paraná

Homem é preso ao tentar fugir de motel com adolescentes no porta-malas no Paraná


O resultado foi puxado pelo crescimento nas vendas de eletrodomésticos (15,7%), veículos, motocicletas, partes e peças (14,6%), móveis e eletrodomésticos (13,8%) e material de construção (12,4%). Na sequência aparecem móveis (11,7%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,7%), hipermercados e supermercados (7,7%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e fumo (7,1%).


No recorte específico de veículos, motocicletas, partes e peças (14,6%), o Paraná ocupa a 5ª posição no ranking nacional, atrás de Goiás (27,4%), Distrito Federal (26,6%), Pernambuco (26,3%) e Santa Catarina (16%). A média nacional ficou em 13,4%.


Já no volume de venda de materiais de construção (12,4%), o Paraná ficou em segundo lugar entre os 12 estados que participam da pesquisa, no período de janeiro a maio de 2024, em relação ao mesmo período de 2023. Bahia aparece em primeiro, com 21,5%. Rio Grande do Sul (-1,5%) e Santa Catarina (-3,8%) registraram queda e ficaram abaixo da média nacional (1,6%).


BRASIL — Em nível nacional, há alta acumulada de 5,6% entre janeiro e maio de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior. Já na comparação entre maio e abril, as vendas cresceram 1,2%, enquanto que nos últimos 12 meses, em relação aos 12 meses anteriores, a alta acumulada é de 3,4%.


Os dados completos da Pesquisa Mensal do Comércio podem ser consultados no sistema Sidra, do IBGE.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Ponta Grossa amanhece 'coberta de neve' após forte chuva de granizo; assista

Paraná
Imagem de destaque

Polícia Civil deflagra megaoperação contra quadrilha do “golpe do presente”

Paraná

Babá é investigada por agredir bebê de 1 ano em Almirante Tamandaré

Paraná

Golpe do presente: PCPR cumpre 172 mandados contra organização que desviou R$ 14 milhões

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 29 anos é entubado após grave acidente na BR-369, em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Familiares de suspeito são detidos por desacato após prisão de motorista envolvido em perseguição

Cidade
Cascavel e região

Policial Militar morre após acidente durante perseguição em Cascavel

Cidade
Londrina e região

FAB realiza testes em aeronave para inauguração do ILS no Aeroporto de Londrina

Cidade
Londrina e região

Londrina aprova lei que permite trocar multas de trânsito por doação de sangue

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 40 | Superação e Aprendizado | Daniel Cardoso

Podcast Falando de Gestão | EP 38 | Sucessão Familiar | Sérgio Neme

Podcast Pod Tah | EP 36 | Diversidade e Orgulho | Dalton Albertin e Guilherme Pinho

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.