Na manhã deste sábado (08), o 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Londrina ministrou uma aula de defesa pessoal para os novos soldados.
Durante a instrução os alunos aprenderam golpes para contenção e imobilização, com técnicas que integram várias artes marciais, como Karatê, Judô, Jiu-Jítsu e Muay Thai. O treinamento, realizado no centro esportivo do Conjunto Maria Cecília, foi direcionado aos novos policiais do Curso de Formação de Praças do 5ºBPM.
"Nós lidamos com situações em que é necessário usar a força; onde o criminoso resiste à abordagem, sendo necessário que os policiais dominem a técnica, para que possam realizar o encaminhamento deste cidadão à justiça, sem causar-lhe danos e sem exposição a riscos desnecessários" ressalta o Tenente Marcos Rodrigues do 5º BPM.
No entanto, para garantir êxito no resultado é preciso treino constante.
A instrução foi ministrada pelo mestre Rubem Calduro, especialista em técnicas marciais de defesa policial. O treinamento foi desenvolvido em parceria com o promotor Renato de Lima Castro, que é faixa preta em Karatê e faixa roxa em Jiu-Jitsu.
Segundo o promotor "é muito importante que a PM veja o Ministério Público (MP) como uma instituição que trabalha ao lado. Nós somos uma instituição que respeita muito a PM e o trabalho desenvolvido (...) que é fundamental ao estado de direito democrático".