O 5° Batalhão de Polícia Militar (BPM) inaugurou, na manhã desta quinta-feita (14), a nova sede externa da Corporação. Localizada às margens da PR-445, a base atenderá os bairros da região sul e as zonas rurais.
A unidade está localizada na antiga sede da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e funciona como sede da 1ª Companhia, onde está subordinada a Patrulha Rural.
"Quando fazemos uma extensão do quartel com a sede da 1ª Companhia, na região sul da cidade, naturalmente as equipes reforçarão o patrulhamento nos distritos rurais quanto no setor sul" reforça o Tenente-Coronel Nelson Villa, comandante do 5º BPM.
A ideia inicial era de se ter um ponto de apoio mais próximo
aos distritos e propriedades rurais. No entanto, ao longo dos últimos anos, a Polícia
Militar (PM) identificou a necessidade de se ter uma unidade mais estruturada.
Segundo Villa, ao longo dos anos, percebeu-se a necessidade de que a Companhia estivesse "presente no seio da comunidade".
O comandante da PM destacou, ainda, que um cadastro vem sendo feito pela própria Polícia, no sentido que o patrulhamento ostensivo alcance toda a área rural, inclusive as localidades mais remotas.
Para as atividades administrativas, 20 computadores e CPUs foram doados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) - uma espécie de gratidão à parceria com a instituição.
Wellington Coimbra de Moura, desembargador-presidente do TRE-PR, disse que doação é uma forma de garatir que "a PM possa exercer seu trabalho com tranquilidade".
Na ocasião, também foi criado o Conselho Comunitário de Segurança Rural, uma luta de funcionários, moradores e empresários.
Paulo Hara, empresário, presidente do Conselho, reforça a importância de um trabalho eficiente para se manter a região segura.
Dos 51 alunos do Curso de Formação de Praças, pelo menos 30 serão direcionados à sede externa. No total, 90 policiais fazem parte do 5º BPM.
À Patrulha Rural, são destinadas 20 viaturas de rádio patrulha.