Policial

Ação integrada investiga organização criminosa que age de dentro dos presídios

10 out 2023 às 08:24

Uma ação integrada entre o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), o Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Deppen-PR) e a Polícia Militar (PM), investiga uma organização criminosa que age a partir do interior dos presídios.


A operação foi deflagrada pelo Ministério Público do Paraná nesta terça-feira (10), para apurar práticas de crimes como lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e associação para o tráfico, por pessoas ligadas à facção criminosa que atua em vários presídios paranaenses.


A Operação Saru cumpriu oito mandados de busca, apreensão e sequestro de bens (veículos e imóveis) nas cidades de Londrina, Ortigueira e Alvorada do Sul.


Durante a apuração foram identificados indivíduos que, vinculados à facção criminosa, atuaram na lavagem de dinheiro de quantias expressivas em prol a organização criminosa e, ainda, geriam diversos pontos de venda de drogas em Londrina e região, flagrando-se inclusive a “compra” de um ponto de venda de drogas por parte dos investigados.


De acordo com o Major Élio Boing, do 30º Batalhão de Polícia Militar (BPM), "essa organização gerenciava vários pontos de venda de drogas na região de Londrina. Uma movimentação expressiva, de aproximadamente, R$ 2 milhões. Nesta data, estamos dando cumprimento somente a mandados de busca e apreensão, para coletarmos mais elementos de convicção, mais provas da atuação dessa quadrilha (...). Neste momento (...) foi determinado o sequestro de bens, veículos, propriedades, pelo crime de lavagem de dinheiro dessa organização".


*Com informações da Assessoria de Imprensa do GAECO.