A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS) informou, na manhã desta sexta-feira (4), que durante o último final de semana e feriado prolongado de Carnaval, entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, não houve registros de flagrantes de furtos, danos ao patrimônio público ou vandalismo nos prédios da Prefeitura de Londrina.
As equipes do setor operacional da Guarda Municipal de Londrina (GML) reforçaram o patrulhamento preventivo nas imediações e no interior do Terminal Rodoviário, inclusive com o apoio do Grupo de Operações com Cães (GOC). Durante o feriado prolongado, o serviço foi feito também no entorno das unidades de saúde, das sedes dos conselhos tutelares, das unidades escolares (Centros Municipais de Educação Infantil e escolas municipais), e em áreas de lazer, como nos Lagos Igapó e na Área de Lazer Luigi Borghesi (Zerão). Além do patrulhamento preventivo, os agentes da Guarda Municipal acompanharam a movimentação na cidade por meio do videomonitoramento e dos sistemas de alarmes.
Sobre isso, o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, avaliou positivamente a integração do sistema de tecnologia com o serviço das equipes nas viaturas. “Parte do nosso trabalho durante o feriado prolongado foi o monitoramento do nosso sistema de alarmes. Houve 34 acionamentos, que foram atendidos imediatamente pelas equipes da Guarda Municipal e, consequentemente, evitaram ocorrências de furto, dano ou vandalismo”, informou.
Monitorar para proteger – Atualmente cerca de 100 prédios da Prefeitura contam com o sistema de alarme do projeto “Monitorar para Proteger” da Defesa Social. Inicialmente, os locais atendidos são escolas e CMEIs, locais que constantemente eram alvos de criminosos, gerando muito prejuízo aos cofres públicos. Desde a implantação do projeto, no mês de dezembro de 2020, foram geradas 1.221 ocorrências de disparos de alarme. Todas foram atendidas pela Guarda Municipal e evitaram a ocorrência de crimes.
Aplicativo 153 cidadão – A Guarda Municipal de Londrina atende as ligações recebidas pela central telefônica 153 diariamente, durante as 24 horas. A instituição disponibilizou inclusive o aplicativo 153 cidadão para facilitar o atendimento das ocorrências. A ferramenta está disponível para todos os celulares, Android e IOS.