O adolescente de 15 anos que atropelou e matou um pedestre no dia 22 de dezembro de 2022, na Avenida Dez de Dezembro, em Londrina, já foi apreendido anteriormente por conduzir o mesmo veículo. Ele teria sido flagrado pela Guarda Municipal na direção da motocicleta no dia 8 de outubro do mesmo ano, na área central da cidade.
Na ocasião, o menor foi encaminhado à delegacia e teve a motocicleta apreendida. O irmão do adolescente, e proprietário do veículo, pagou a multa e liberou a motocicleta.
“Na ocasião foram aplicadas as multas em função de infrações administrativas e essa moto foi apreendida naquela ocasião. Essa moto foi retirada posteriormente, encontra-se registrada no nome do irmão dele e, infelizmente, dois meses depois, esse adolescente novamente conduzindo essa motocicleta veio a causar esse acidente que culminou com o falecimento de uma vítima”, explicou o delegado William Douglas.
Ainda de acordo com o delegado, existe um crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro que proíbe permitir ou entregar veículo automotor à pessoa não habilitada. “Então primeiro vamos concluir o procedimento que envolve o adolescente e, posteriormente, avaliar a questão do encaminhamento de cópias para instauração de procedimento em desfavor do irmão”, afirmou.
Entenda o caso
A vítima, Zildo Márcio dos Santos, de 50 anos, era morador de Jataizinho e estava a caminho do trabalho no momento do acidente. Câmeras de segurança flagraram o atropelamento e é possível ver que a vítima começava a travessia da via na faixa de pedestres quando foi atingido pelo adolescente que possivelmente passou no sinal vermelho.
Zildo morreu no local. O adolescente também ficou ferido e foi encaminhado a um hospital. Conforme o delegado de plantão, foi instaurado procedimento contra o menor infrator e a Delegacia do Adolescente irá proceder com o caso.