Policial

Apucarana registra onda de furtos em cemitérios

03 mar 2022 às 14:47

A Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa) confirmou, nesta quinta-feira (3), a ocorrência de uma série de furtos de esculturas em bronze nos dois principais cemitérios municipais da cidade: da Saudade e Cristo Rei. Seis boletins de ocorrência foram registrados junto à 17ª Subdivisão da Polícia Civil do Paraná somente em 2022. 

O prefeito Junior da Femac afirmou que diante na onda de furtos já determinou a ampliação da segurança nos cemitérios. “A vigilância será intensificada, principalmente à noite e madrugada, que são os períodos onde os furtos acontecem. A Guarda Civil Municipal também vai promover rondas com maior constância nestes horários para inibir novas ações”, disse.

 A audácia dos furtos registrados neste início de ano surpreendeu até mesmo o diretor-presidente da Aserfa, José Deco. “Ao contrário do que acontece comumente, com o furto de pequenas peças em bronze, eles estão levando estátuas com 100, 150 quilos. Não são criminosos comuns, isso é coisa de quadrilha”, explicou.

Segundo Deco, trata-se de um crime contra o patrimônio público e particular. “Mais do que o prejuízo financeiro, estamos falando de um crime que mexe com o sentimento das famílias. Sem dúvidas é revoltante ver o túmulo de um ente querido violado”, afirmou.