Policial

Cohab alerta que ocupação irregular tira garantia de benefícios futuros

04 set 2023 às 14:20

A Caixa Econômica Federal (CEF) iniciou uma revisão nos dados das famílias selecionadas para o empreendimento Alegro Village.


O objetivo é confirmar os critérios do Programa Minha Casa Minha Vida. Depois das tentativas de invasão ao local, nesse final de semana, a Cohab faz um alerta: quem ocupar irregularmente, perde benefícios futuros.


A decisão da terceira Vara Federal é do dia 12 de junho, a favor da Caixa Econômica, diante de ameaças de invasão. A liminar de interdito proibitório era justamente para impedir a ocupação irregular, sob pena de multa diária de R$ 1000 por invasor.


Na primeira tentativa de invasão, na sexta-feira (01), dezenas de pessoas chegaram de ônibus e com parte da mudança. Elas foram impedidas pela Polícia Militar (PM).


No sábado (02), viaturas da PM e da Guarda Municipal (GM)ficaram de plantão e mais uma tentativa de ocupação foi registrada.


Segundo a Cohab, em 2017, foi feita a seleção das famílias que morariam nesse empreendimento. No entanto, diante dos atrasos, em agosto, a CEF deu início a uma nova análise para verificar se as pessoas ainda se enquadram nos critérios do Programa Minha Casa, minha vida.


De acordo com Bruno Ubiratan, presidente da Cohab, “o que temos que fazer, agora, é uma reavaliação de todas as pessoas que estão em Londrina, se foram beneficiadas por um outro programa. Caso haja necessidade, substituí-las por outras pessoas que tenham mesmo perfil e direito de receber esse empreendimento”.


Para as famílias já selecionadas, o pedido é de paciência, já que a Caixa estaria prestes a resolver o impasse para finalizar e entregar a obra.


E ainda, o alerta: a invasão não dá direito à moradia e pode até impedir um benefício futuro:


“nós pedimos para as pessoas não invadirem, porque elas perderão o direito de receber novas unidades desses empreendimentos” ressalta Bruno Ubiratan.