Comerciantes da Rua Guaporé, localizada na região central de Londrina, propuseram a criação de um Plano Emergencial para aumentar a segurança de estabelecimentos do local, que têm sido alvos constantes de arrombamentos e furtos.
A ideia é criar uma ação conjunta entre forças de segurança e prefeitura. Um documento com a petição já foi apresentado ao 5º Batalhão da Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal (GM), ressaltando o aumento da população de rua e usuário de drogas.
À Prefeitura Municipal caberia fazer o fechamento de mocós, que frequentemente abrigam moradores de rua, e realizar o internamento ou acompanhamento desse pessoal. Já as forças de segurança ficariam responsáveis por um patrulhamento intensivo para inibir as ações criminosas.
Conforme os empresários, as invasões aos estabelecimentos têm assustado a clientela e desvalorizado a região, além é claro dos prejuízos materiais.
Nesta quinta-feira (23), às 16h, a Comissão de Segurança coordenada pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) se reúne para discussão com representantes de secretarias municipais, PM, Polícia Civil e Câmara dos Vereadores.