Uma reorganização do policiamento militar tem ocorrido na região de Londrina e mobilizado autoridades. Segundo o deputado estadual Tiago Amaral, a proposta é a transformação da 4ª Cia de Cambé em Companhia Independente e desvincular a Companhia de Choque da PM do 5º Batalhão de Londrina.
A intenção é transformar em Batalhão a atual 4ª Companhia Independente, que hoje está na zona norte de Londrina. Assim, a 4ª Companhia sobe de patamar dentro da Policia Militar, Londrina passa a ter mais um batalhão e Cambé passa a ter mais autonomia.
Em relação ao Choque, o deputado explica que se cogita a ideia de criar um batalhão do Norte do Paraná, com sede própria e vinculada ao Batalhão de Curitiba. “Essa vinculação vai dar autonomia para que possa atender toda nossa região. Quando você tem a saída de dentro da estrutura do 5º Batalhão, tem que repor esse efetivo, então vamos ter uma melhoria na capacidade de emprego e no aumento de efetivo”, explicou.
Segundo o deputado, cidades menores precisam de uma presença mais efetiva do choque para o combate ao crime organizado. “A gente está lutando para que o choque de Londrina se transforme no choque do Norte do Paraná, ou seja, é bem provável que a gente consiga absorver aqui todo o efetivo de choque da região”, disse.