Policial

Deppen investiga agente por suposta facilitação na fuga de Nelson Bárbara

13 fev 2023 às 16:58

O Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) abriu processo administrativo disciplinar contra um agente por ter supostamente facilitado a fuga de Nelson Bárbara, na Penitenciária Estadual de Londrina (PEL II), há exatamente um ano. Atualmente, o agente não trabalha mais na unidade.


Nelson Bárbara está com 41 anos e nunca mais foi visto desde então. Ele foi condenado a 122 anos de prisão e ficou detido durante 18 anos. Dentro da penitenciária, ele trabalhava na área de artesanato e, no dia da fuga, foi retirado do ofício por um agente para ajudar a entregar alimento para outros presos.


No caminho, ele teria tido acesso a um corredor que levava até o pátio do sol, pulou o muro e correu em direção a uma área de mata.


O diretor da unidade prisional chegou a elaborar um documento dizendo que não foi constatado arrombamento nem no corredor nem no acesso ao pátio. Além disso, a central de monitoramento também não teria detectado a fuga de Nelson.


O detento é considerado de alta periculosidade. Ele foi condenado por roubos e homicídios, na área rural de Tamarana, junto com o irmão. Além disso, ele teria vindo para a região após fugir de uma cadeia em Minas Gerais, pelo homicídio de uma jovem de 19 anos.

 

A fuga é investigada pela PEL II e Polícia Civil (PC).