Policial

Entidades pedem ação imediata sobre superlotação na cadeia pública

11 fev 2021 às 12:19

A carceragem da 15ª SDP de Cascavel está com superlotação de detentos. O problema é antigo e preocupa a população. A situação está tão complicada, que tem até pedido de ação imediata para mudanças no local que fica na região central da cidade.

Segundo denúncias repassadas a nossa equipe, mais de 160 pessoas estão detidas na unidade. 

Desde que foi demolida e reformada em 2017, a carceragem da delegacia tem a capacidade para 30 presos, que deveriam ficar por períodos curtos de tempo, de forma provisória. A situação preocupa o conselho comunitário de segurança.

A carceragem é mantida pelo Depen (Departamento Penitenciário do Paraná). 

Confira a nota: 

"O  Departamento Penitenciário do Paraná esclarece que a superlotação no sistema prisional é um problema crônico e histórico em todo Brasil. Nos últimos anos, o Paraná avançou e retirou cerca de 9,4 mil presos que estavam sob custódia da Polícia Civil e que agora estão sob gestão do sistema penitenciário.

A solução definitiva para essa questão é a abertura de novas vagas com a construção e ampliação de unidades penais em todo o Estado. Somente em 2020, 1.099 vagas foram abertas com a inauguração de penitenciárias em Piraquara, Campo Mourão e Foz do Iguaçu. Em Cascavel, serão construídas 334 vagas, em um prédio anexo à Penitenciária Industrial de Cascavel.

Até que isso aconteça, desde que assumiu a gestão plena da Cadeia Pública de Cascavel, o Depen realizou diversas melhorias na estrutura da carceragem.

Por motivo de segurança, não divulgamos o número de presos no local.

No entanto, esclarecemos que as transferências de presos da Cadeia Pública de Cascavel para as penitenciárias ocorrem constantemente e semanalmente. Novas transferências estão previstas".

Demolição

O ex-governador Beto Richa deu inicio a demolição da carceragem da delegacia de Cascavel no dia 23 de dezembro de 2016. Na época, o governador esteve no município e, com uma retroescavadeira, deu início simbólico à operação, começando pela derrubada do muro. 

Após a demolição, os 500 presos que estavam no local foram transferidos para a Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC).