Policial

Furtos de fiação da iluminação pública deixam prejuízo de R$ 100 mil em 2022

31 jan 2023 às 13:39

Furtos de fiação da iluminação pública de Londrina deixaram um prejuízo de aproximadamente R$ 100 mil em 2022, segundo um balanço divulgado pela Londrina Iluminação. Foram cerca de 30 casos registrados ao longo do ano.


Conforme o órgão público, apesar da quantia, a perda maior não é com os cabos em si, mas com a mão de obra para a reposição da energia e a logística das equipes no deslocamento.


"O trabalho de recuperação é moroso. Gasta-se um tempo que a gente podia estar gastando com manutenção de rotina. É um serviço técnico, que envolve eletricidade, risco, então tem todo um problema”, disse o gerente de operações da Londrina Iluminação, Helder Cavalcante.


Antes da pandemia, eram registrados uma média de seis furtos por ano. Agora, só no mês de janeiro de 2023, já foram quatro. O maior deles foi no viaduto da Avenida Dez de Dezembro, na semana passada.


Geralmente, os alvos são lugares mais afastados, como rodovias e avenidas. A Londrina Iluminação pede a colaboração da população com o registro de denúncias. 


“A população pode ligar imediatamente para a PM ou GM para que eles façam a autuação. Posteriormente, a gente pede que liguem pra gente, pra mandarmos uma equipe para verificar se houve danos e fazer a manutenção”, completou Cavalcante.


O número da Londrina Iluminação para reparos é o 0800.400.4343. Também é possível entrar em contato com a empresa através do aplicativo “Cidade Iluminada”, disponível tanto para Android como para IOS.