Policial

Guarda Municipal amplia atuação nas escolas e detalha novas ações

30 jun 2023 às 13:59

A Secretaria de Defesa Social detalhou, nesta sexta (30), como está o trabalho da Guarda Municipal (GM) nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).


Várias medidas estão sendo tomadas para reforçar a segurança.


Desde o mês de abril, a GM tem reforçado o patrulhamento em toda a Rede Municipal de Ensino. A ação é uma resposta aos ataques em um colégio no estado de São Paulo e a uma creche em Blumenau.


Todos os dias, cerca de vinte viaturas se revezam e fazem a segurança na entrada e na saída, em cerca de 40 unidades escolares da cidade. Segundo o Secretário de Defesa Social, o trabalho será realizado de forma permanente no município:


“Atualmente, nós revezamos o serviço da GM para que a sensação de segurança possa chegar em todas as escolas do município ao mesmo” reforça o Coronel Pedro Ramos.


A GM estuda, ainda, outra medida para otimizar o patrulhamento. Essa, se dará enquanto as aulas estiverem ocorrendo e não apenas nos horários de entrada e saída dos alunos.


Tal medida não tem data para ser aplicada e será discutida com a comunidade escolar.


Coronel Pedro Ramos comenta também que “o que temos ajustado com a Secretaria de Educação, no sentido de trazer mais tranquilidade à população, é que horários de atendimento ao público, fora do horário convencional, seja feito com presença da patrulha”.


Na semana passada, a Câmara de Vereadores de Londrina aprovou o projeto de lei que determina a presença de pelo menos um agente da GM em todas as escolas municipais e CMEIs.


O secretário de Defesa Social, no entanto, defendeu que os agentes devem ficar no portão das escolas e que o ambiente escolar é o espaço dos profissionais de educação.


Londrina tem 127 unidades escolares na rede municipal. A GM, que tem trezentos agentes no quadro de funcionários, deveria ter pelo menos 1000, segundo projeções.


A expectativa é de que para agosto, sessenta agentes que passaram em concurso, e pela escola de formação da Guarda, entrem em atividade nas ruas de Londrina.